Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Cassiano e Eduardo

Turma:

2°F

Relato:

Estivemos na escola para o "re-reconhecimento" da escola em 14/08/2013 e conversamos com o professor Giba.

No nosso caso nada mudou para esse semestre uma vez que continuamos na mesma escola com a mesma turma e mesmo professor.

Conversamos com ele a respeito de sua programação para o próximo semestre e a única novidade é que ele nos informou que na escola haverá uma feira de ciências em setembro, e que nós podíamos auxiliar e incentivar os alunos em suas elaborações de experiências.

Anexos:

Nome:

Eusébio Adão / Henrique Furia Silva

Turma:

3B + 3C

Relato:

Levamos os circuitos para a turma 3B.

Na hora da aula da turma 3C, percebemos que as conexões de duas placas haviam sido destruídas, e não havia estilete ou alicate para reparar.

Como previsto, as lâmpadas não acenderam totalmente, pois a voltagem fornecida pela bateria (1,5 V) era insuficiente para acender 3 lâmpadas de 1,1 V.

Mesmo assim, os alunos perceberam o problema no circuito, em que uma das lâmpadas não podia ser controlada adequadamente pela sua respectiva chave.

Anexos:

Nome:

Bruna Alves

Turma:

5°C e E

Relato:

Estivemos na escola para o reconhecimento da escola na sexta feira dia 10/08, conhecemos a Professora Marimar e as duas turmas, apenas nos apresentamos e falamos uns 5 minutos com os alunos para explicar como iria acontecer nossas visitas.

A Marimar nos disse que segue a apostila do Estado, à risca, e que poderíamos então começar pelo experimento da matéria que ela tinha acabado de fazer com eles.

Com essas indicações fomos pro Lab Didático na semana seguinte fazer a oficina do nosso primeiro experimento na escola.

No dia 17/08 fomos á nossa primeira aula para estas turmas.

Na primeira turma quando chegamos a Marimar já havia separado os grupos em 5 alunos, a fim de facilitar nosso trabalho, sentimos que tanto na primeira turma quanto na segunda turma, a prof não nos deixou "levar" a sala, ela interviu todos os momentos, gritando com os alunos, exigindo silêncio, para que nós pudessemos falar. 

Eu e o Stevan conversamos sobre isso, e decidimos que na semana que vem vamos pedir para que ela nos deixe tentar levar a sala sozinhos.

A reação dos alunos das duas turmas com os experimentos foi ótima, eles ficaram super empolgados e entusiasmados e participaram com dúvidas e muito interesse em todo processo do experimento e da aula.

Em particular na turma C, há um aluno com dislexia, o que fizemos pra contornar isso foi pedir para que ele respondesse oralmente as questões do roteiro para que conseguissemos avaliar o aprendizado dele nesta aula, ele gostou.

No geral, tudo ocorreu bem, sem problemas. E vamos dar continuidade com os experimentos sempre seguindo a ordem lógica de ensino da professora Marimar.

 

Anexos:

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1o ano i

Relato:
Anexos: Documento PDF relatorio.pdf

Nome:

Adriana, Caio e Edson

Turma:

2ºG

Relato:

     Fizemos o “Re-reconhecimento” na escola Prof. Emygdyo de Barros no nosso caso permanecemos no mesmo dia, porem em horário diferente, passaremos a interagir com o 2º G no horário das 21:30 às 23:00.

     Conversamos com o professor Giba e o mesmo nos informou sobre os temas das aulas que serão tratados neste semestre. Inicialmente o assunto que será abordado será o estudo do som, comentamos que faremos experiências sobre ondas. O professor comentou que não tem problema se a experiência antecipar algum tema pois a mesma será citada no momento oportuno.

    No geral a turma nos pareceu bem tranquila ficamos sabendo que no mês de setembro correrá uma pequena feira de ciências organizada pelos alunos falta ainda obter mais detalhes da data mais precisamente e de que forma seria possível contribuir. 

Anexos:

Nome:

Diego e Rosangela

Turma:

1º H

Relato:
No re-reconhecimento a E.E. Emygdio de Barros, permanecemos com a turma do primeiro semestre e, sem alteração de horário, além disso, notamos alunos novos nesta turma, onde daremos sequência nas experiências em física inicialmente com o tema Energia Cinética.
Conversamos com o professor que passou instruções sobre o que possivelmente será abordado em sala de aula neste segundo semestre de 2013.
Os alunos do 1ºH, apresentam inquietude e em alguns momentos certa desatenção por conta do horário, mesmo assim realizam as atividades propostas da maneira que consideram viável, por que sabem que as atividades valem nota, eles não deixam de realizar as atividades, por isso, exige-se atenção na seleção de plano de aula para que possamos obter resultado próximo do esperado.

 

Anexos:

Nome:

André Luiz e Fernando

Turma:

1E

Relato:

Esta aula é uma continuação da aula 6.

Como verificamos que os alunos tiveram muita dificudade em compreender a relação entre energia conética e potencial no experimento anterior, decidi alterar o planejamento, simplificando o experimento para que os conceitos de energia pudessem ser trabalhados de maneira mais sedimentada.

 

Mais uma vez a classe se dividiu em três grandes grupos de 6 a 7 alunos, espalhados pela sala. Ao entregar novamente o trilho de ar os alunos reclamaram a princípio por ser o mesmo experimento, mas eles logo se apropriaram da proposta que foi levada a uma simplificação extrema.

 

Simplesmente as bolinhas foram colocadas nos trilhos, uma em cada trilho ao lado da outra, paradas, em repouso. A partir daí começamos a discutir:

Por que as bolinhas estão em equilíbrio ?

Qual a energia cinética de cada uma (valor qualitativo)?

Qual a energia potencial de cada uma (qualitativamente também), medindo a partir do chassi dos trilhos ?

Por que estes valores ?

 

Mais uma vez os alunos traziam a idéia de que a bolinha que tem maior altura" é potencial". Quanto à outra , seria cinética. Os alunos tinham muitas dúvidas.

Escrevemos as equações de energia potencial na lousa e utilizamos elas para mostrar que, quando o movimento é zero, a energia cinética também. Para a energia potencial, mostramos que quando a altura é zero, a energia também.

Ao final do experimento, constatei que muitos alunos se apropriaram desta relação, pois explicavam de maneira coerente para seus colegas.

 

 

 

Anexos:

Nome:

Dhienes Rocha Moura Quirino

Turma:

3º D e 3º A

Relato:

São Paulo, 22 de setembro de 2013

Nessa visita, a experiência com circuito em série foi um pouco diferente do esperado, uma vez que nessa turma (3ºD), eu não havia feito o circuito em paralelo, tendo assim, que apresentar a eles brevemente. Dessa forma, não obtive sucesso na resolução do problema apresentado, a não ser de alguns que entendiam um pouco do assunto.

Na segunda turma (3ºA), a turma já conhecia ambos os circuitos, a partir daí elas puderam trabalhar com o mesmo e uma parte considerável da sala apresentaram um bom desempenho para a resolução deste exercício.

Anexos: