Nome:
Escola:
Turma:
Experimento:
Relato:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Carteiro

Thiago Augusto

Escola:

E. E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

Segundo e Terceiro ano do ensino médio

Experimento:

Segundo ano: Dilatação térmica

Terceiro ano: Resistência interna do gerador

Relato:

Terceiro Ano

A atividade aplicada aos terceiros anos foi elaborada por nós na última oficina no IFUSP e visava o cálculo da resistência interna de pilhas de 1,5 V a partir de medidas de tensão no circuito aberto e da tensão e corrente no circuito fechado e usando um resistor de 120 Ω.

A professora Guará estava ausente nesse dia, mas mesmo assim aplicamos a atividade.

Inicialmente foi mais difícil prender a atenção dos alunos devido à ausência da professora, mas conseguimos a atenção deles a fim de explicar a atividade a ser realizada. Dois alunos se recusaram a participar da atividade e preferiram estudar outra matéria, assim achamos mais sensato deixá-los em seus estudos, já que não estavam atrapalhando a nossa aula e também levando em consideração o fato de estarmos sem a autoridade da professora naquela ocasião.

Havia 4 grupos, mas apenas dois se propuseram efetivamente a realizar o experimento. Os demais alunos conversavam e fizeram pequenas partes do roteiro proposto por nós.

Em um grupo de 5 meninas notamos que apenas uma estava tentando, e com dificuldade, montar o circuito sozinha e realizar as medições. Um de nós se propôs a ajudá-la e algumas medidas foram realizadas. Essa aluna, no final da aula, conversou conosco e se mostrou muito interessada em atividades experimentais dizendo que “na prática é muito melhor para ver o que está acontecendo!”.

 

Segundo Ano

Com a ausência da professora, quando chegamos à sala do segundo ano os alunos já haviam se retirado.

Na classe havia três meninas de outro segundo ano conversando. A fim de ver suas reações, dissemos a elas que então aplicaríamos naquele momento uma atividade para nota com o experimento. Logo em seguida desmentimos, mas as alunas disseram que achavam interessante as atividades experimentais e que gostariam que também fossem aplicadas na classe delas. Dissemos que elas poderiam pedir permissão à professora para participar de uma atividade em nossa próxima visita.

 

Conclusões gerais

O terceiro ano foi a única classe a aplicarmos a atividade proposta e os resultados não foram os esperados por nós. Os alunos ainda apresentaram, em sua maioria, dificuldades em manusear o multímetro e em aplicar os conceitos aprendidos em aula com a professora. Como dito anteriormente 50% dos grupos conseguiram efetivamente concluir o roteiro proposto por nós.

No próximo dia de estágio aplicaremos ao segundo ano a atividade que utilizaríamos nesse encontro.


Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia e Thiago Jesus

Escola:

E.E Senador Adolfo Gordo

Turma:

EJA - Primeiro ano - Noturno

Experimento:

Velocidade no Plano Inclinado

Relato:

Nesta quinta feira a professora Guaraci não compareceu a escola e não foi possível a realização do estágio.


Nome:

Mário Oliveira e Ricardo Pires

Escola:

E.E> Senador Adolfo Gordo

Turma:

3º E.M.- E.J.A.

Experimento:

Associação de Resistores em Paralelo no Circuito Elétrico

Relato:

BOLETIM DE OCORRÊNCIA DA AULA DE PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA ADOLFO GORDO.

Curso de Licenciatura – Noturno – 2ª e 3ªfeiras das 19h as 21h - professor Ivã, tutora Danila

Professora Guará – turma: 3ºEJA

Alunos: Mário Oliveira e Ricardo

No dia de ontem, 11/5/2013, ao nos dirigirmos à sala de aula da turma do 3ºEM - EJA da escola Adolfo Gordo tivemos a desagradável surpresa de faltar material, no caso específico, resistores.

Aos fatos.

Semana passada, dia 4/6/2013, não realizamos a aula prática em razão da turma do 3ºEJA ir ao teatro, agendado. Nós, Mário e Ricardo, não recebemos nenhum comunicado dos responsáveis pelo curso de Licenciatura Física Noturno sobre o fato. Como exposto no início do curso, estes seriam os responsáveis por transmitir as informações a nós alunos antes das aulas para evitar problemas. Só ficamos sabendo ao chegar no local. Como para nós interessava ministrar a aula prática, ainda mais que o assunto – eletricidade – foi assunto da professora Guará e os experimentos anteriores já foram nesse sentido, acordamos com ela que iríamos à próxima semana, dia 11/6.  Comuniquei o fato verbalmente ao tutor Danilo e que deixasse a caixa com os experimentos lá na escola. Em razão deste fato, não mexemos na caixa e a mesma permaneceu na sala de interna dos professores.

No dia de ontem 11/6 ao dirigirmos para a sala com a caixa, pedimos aos alunos que formassem 5 grupos de 5 a 6 alunos. Distribuímos os materiais: procedimento, multímetro e quando verificamos faltava as resistências elétricas. Eu e o Ricardo pensamos que poderiam outros grupos de Práticas de Ensino de Física terem usado, uma vez que as caixas dos experimentos da semana passada ainda encontravam-se lá. Eu olhei em todas e nada. O Ricardo olhou também, nada. Louve-se o fato do colega Ricardo querer resolver a situação com os materiais que existiam criando uma resistência como os fios de ligação e até pedaços de palha de aço. Eu mesmo, fiquei irritadíssimo, para não colocar aqui as palavras que realmente desejo da tal situação.

Conversamos com a professora Guará a respeito. Ela informou-nos que a aula realizada pelo Thiago e Mário que a mesma não estava presente. O que chamou a nossa atenção foi o fato de que os colegas precisaram de 30 resistores e nós apenas 10, mas onde então estavam os resistores? Não havia sinal de resistores na caixa e nas demais caixas. Quem levou os resistores?

Hipóteses que levantamos:

1. os alunos da manhã não entregaram os resistores para os colegas Thiago e Mário;

2. os colegas Thiago e Mário recolheram e guardaram os resistores em outro lugar;

Bom, através desta gostaríamos muito de conversar com o professor Ivã sobre este fato e as solução que nós achamos para continuar o curso.


Nome:

Alex Coelho; Clistines Mariano; e Welton Ricardo.

Escola:

Escola Estadual Senador Adolfo Gordo.

Turma:

Primeiro Ano do Ensino Médio Noturno.

Experimento:

Experimento de velocidade em plano inclinado.

Relato:

                 Comparecemos no Colégio. O funcionário Paulo informou que a Professora Guaraciaba não compareceu. Desta forma, os alunos foram liberados mais cedo e não foi possível realizar o experimento.