Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Data:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Eusebio Adão e Henrique Furia Silva

Escola:

emygdio de barros

Turma:

3a 3b 3c 3d

Atividade:
Atividade:

Montando um circuito em parelelo

Data:

03/06/2013

Plano de Aula:
Objetivo deste experimento : É  mostrar aos alunos a diferença de luminosidade de uma ou mais lâmpadas, quando estas estão ligadas em um circuito em paralelo.
 
Num circuito em parelelo, uma lâmpada ligada ao uma pilha de 1,5V terá a mesma luminosidade de duas lâmpadas ou mais. Isso porque a resistência equivalente no circuito passa a ser a mentade da resitência das lâmpadas ou um terço da resistência das lâmpadas, se for colocar três lâmpadas, fazendo com que cada lâmpada fique com a mesma tensão da pilha.
 
Numa instalação elétrica é conveniente ter circuitos em paralelo, pois se uma lâmpada queimar as outras continuaram acesas. Além disso, uma grande vantagem que um circuito em paralelo oferece. É que se uma das luzes se queimar as outras continuaram ascesas.
Roteiro: Documento PDF 2013-06-03_3B+3C_Circuito_Paralelo_v2.pdf

Nome:

Adriana, Caio e Edson

Escola:

E.E. Prof. Emygdio de Barros

Turma:

1º i

Atividade:

identificando forças verticais

Data:
Plano de Aula:

Objetivo

 

 Uma introdução breve das principais forças que atuam na natureza como a força peso, a força normal, a tração a força elástica e a força eletromagnética isso se dará com o uso de bexiga, molas e imãs. Consolidado o uso intuitivo de vetores através de setas pequenas para pequenas forças e de seta maiores para forças maiores. para alcançar este objetivo utilizaremos o roteiro:

"identificando forças verticais"

 

Pré-requisitos

O aluno de está famailiarizado com os seguintes conceitos;

Unidades de medidas, massa, velocidade, quantidade de movimento, aceleração. esses elementos que já foram mencionados pelo professor em um grau introdutório que permite a aplicação do roteiro.

 

Conteúdo

Introdução a o estudo de forças.

Procedimento

-Apresentação dos objetivos propostos

- Breve revisão conceitual: quantidade de movimento ação e reação, Força peso, força de atrito, força elástica e magnética.

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas

questões pertinentes ao roteiro.

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado


Ao final da aula os alunos deverão relacionar corretamente as idéias de forças verticais, em particular a força peso, elástica que serão trabalhadas com o uso das bolinha e das molas alem da força magnética força esta exemplificada através do uso da bexiga e do imã,

percebendo a relação que existe entre os principais elementos da forças mencionadas como a aceleração, a constante elástica, e a massa.

Roteiro:

Nome:

Cassiano, Eduardo e Jéssica

Escola:

E. E. Prof° Emygdio de Barros

Turma:

2°F

Atividade:

 A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA – MÁQUINA DE HERON

Data:

05/06/2013

Plano de Aula:

A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA –   MÁQUINA DE HERON

Objetivo:

            Apresentação teórica da Primeira Lei da Termodinâmica com sua respectiva formulação matemática (ΔU = Q - W), incluindo exemplos sobre máquinas térmicas, e aplicação de atividade experimental sobre a Máquina de Heron (Motor térmico), com posterior discussão/conclusões em sala de aula.

Pré-requisito:

            Para a realização da aula, espera-se que os estudantes já estejam familiarizados com o conceito da Primeira Lei da Termodinâmica ou que pelo menos tenham conhecimentos sobre máquinas térmicas.

Conteúdo:

- Primeira Lei da Termodinâmica (ΔU = Q - W);

- Exemplos sobre máquinas térmicas;

- Experiência sobre a Máquina de Heron.

Procedimento:

- Organização da sala de aula;

- Apresentação teórica da Primeira Lei da Termodinâmica, incluindo exemplos sobre máquinas térmicas;

- Distribuição dos questionários e materiais a serem utilizados pelos estudantes;

- Explicação (com as respectivas orientações) sobre o procedimento experimental;

- Execução do experimento;

- Anotação das observações e respostas das questões, por parte dos alunos;

- Discussão final (espaço para dúvidas e conclusões).

Roteiro:

Nome:

André e Fernando

Escola:

EE Prof Emygdio de Barros

Turma:

2º B

Atividade:

Máquinas térmicas

Data:

05/06/2013

Plano de Aula:

Máquinas térmicas

Objetivo

Apresentar aos alunos os conceito de energia térmica, mecânica e conservação de energia e falar sobre máquinas térmicas e seu uso, em especial o transporte.

 

Parte 1

Trataremos dos conceitos abaixo, tentando introduzir a discussão sobre o assunto:

  • Apresentação do Experimento;
  • Conservação de Energia;
  • Energia Mecânica;
  • Energia Térmica;

 

Parte 2

Utilizaremos os conceitos da parte 1, para falar sobre a revolução industrial e o processo de industrialização utilizando máquinas térmicas, falaremos sobre eficiência e motores automotivos:

  • Revolução Industrial;
  • Apresentação do Experimento (Agora utilizando os conceitos para explicá-lo)
  • Motores e eficiência.
Roteiro: Documento do Word 2007 Máquinas térmicas.docx

Nome:

Dhienes Rocha Moura Quirino

Escola:

E. E. Professor Emygdio de Barros

Turma:

3ºA e 3ºD

Atividade:

Circuito em Paralelo

Data:

03/06/2013

Plano de Aula:

 

Objetivo:

 

 

  • Estrutura de um circuito em paralelo: Mostrar como este tipo circuito funciona e seus componentes;

  • Grandezas: Cada componente do circuito possui uma função a qual representa experimentalmente uma grandeza física a ser visualizada quantitativamente (via multímetro);

  • Análise dos comportamentos físicos: O circuito terá situações em que as grandezas variarão seus valores e apresentarão, qualitativa e quantitativamente (via multímetro).

 

 

Pré-requisitos:

 

 

Conceitos físicos teóricos de eletrodinâmica: (resistência elétrica, tensão [ddp e geradores] e corrente elétrica).

 

 

Conteúdo:

 

 

Apresentar de forma interativa como funciona e quais são os componentes dum circuito elétrico.

 

Procedimento:

 

  • Cada grupo terá um circuito elétrico em -paralelo.

  • Segundo o roteiro, o aluno do grupo estará com o circuito em paralelo observando e interagindo com os companheiros para trabalhar na observação de cada situação particular, onde se variarão as quantidades de lâmpadas para uma mesma tensão.

  • Com o experimento em andamento, questionar mais sobre os detalhes que eles observam na experiência, os quais transcreverão em seus roteiros.

  • Em tempo hábil, perguntar sobre algumas observações do grupo que eles veem como não esperadas.

Expectativas:

 

Reforçar os conceitos que eles viram de resistência elétrica e como a aplicação dele se dá num circuito em paralelo, fazendo a distinção do circuito em série.

 

Roteiro: Documento PDF 4300390 - Roteiro 04 - Montando um circuito em paralelo.pdf

Nome:

Cassiano, Eduardo e Claudemir

Escola:

E. E. Prof° Emygdio de Barros

Turma:

2°F

Atividade:

Ondas

Data:

28/08/2013

Plano de Aula:

Objetivo:

Estudo das ondas mecânicas: propagação do som, frequência e comprimento de onda.

Pré-requisitos

Conceito de Ondas, comprimento de ondas, frequencia

Conteúdo

Introdução ao estudo de Ondas Mecânicas

Procedimento


Aula 1

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Apresentação dos objetivos propostos

- Espeximentação das diferentes propriedades de ondas

 

Aula 2

- Breve revisão conceitual: propagação do som, frequência e comprimento de onda.

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas questões pertinentes ao roteiro.

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado

Ao final da aula da primeira aula os alunos deverão ter em aberto varias questoes para serem respondidas na aula seguinte e depois na segunda
aula poder relacionar corretamente as ideias de propagação do som, frequência e comprimento de onda.

Roteiro: Documento Word Quase um cavaquinho.doc