Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Victor/Marcelo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

2º B

Atividade:

Energia dos Alimentos

Plano de Aula:

Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres

 

 

Plano de Aula – Energia dos Alimentos (2º ano B)

Objetivo: Aula tem como objetivo fazer como que os alunos compreendam que cada tipo de alimento tem uma quantidade específica e energia armazenada.

 

Pré-requisitos: Para que o aluno possa desenvolver a atividade é interessante que ele tenha os seguintes conhecimentos:

- Escalas de temperatura;

- Calor específico;

- Manuseio de termômetro.

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada discutindo sobre o significado dos valores energéticos presentes nas embalagens dos alimentos.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.

 

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliada a maneira como os conhecimentos tidos como pré-requisitos foram articulados para cumprir a atividade.

Roteiro:

Nome:

Victor/Marcelo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

3º A

Atividade:

Circuito Elétrico

Plano de Aula:

Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres

 

 

Plano de Aula - Circuito elétrico (3º ano A)

Objetivo: A aula tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam os diferentes comportamentos das grandezas da eletricidade em circuitos em paralelo e em série.

 

Pré-requisitos: Para que o aluno possa desenvolver a atividade é interessante que ele tenha os seguintes conhecimentos:

- Corrente elétrica;

- Utilização de multimetro.

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: Será apresentada uma introdução ao tema com uma discussão sobre o porquê alguns pisca-piscas param de funcionar quando queima apenas uma lâmpada e outros não. Desse modo esperamos gerar interesse inicial e motivar os alunos a realizar o experimento para entender o fenômeno envolvido,

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão escrever suas observações e responder às questões do roteiro

 

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliada a maneira como os conhecimentos tidos como pré-requisitos foram articulados para cumprir a atividade, e como foram absorvidos os conhecimentos sobre os circuitos em paralelo e em série.

Roteiro: Documento Word circuito_eletrico.doc

Nome:

Victor/Marcelo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

2º Ano B

Atividade:

A máquina do calor 

Plano de Aula:

Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres

 

 

Plano de Aula – A máquina do calor (2º ano B)

Objetivo: Aula tem como objetivo fazer como que os alunos compreendam o funcionamento básico de uma máquina térmica e a influência do comportamento dos gases nesse funcionamento.

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada discutindo o funcionamento de motores térmicos. Acreditamos que desse modo possa ser gerado interesse inicial nos alunos.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.

 

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliado se foram compreendidos os conceitos físicos envolvidos no funcionamento de máquinas térmicas.

Roteiro: Documento Word maquina_termica-1.doc

Nome:

Victor/Marcelo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

3º Ano A

Atividade:

O experimento de Faraday 

Plano de Aula:

Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres

 

 

Plano de Aula – O experimento de Faraday (3º ano A)

Objetivo: Aula tem como objetivo fazer como que os alunos compreendam as relações entre corrente elétrica e campo magnético.

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada com uma demonstração do experimento.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.

 

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliado se foram compreendidas as relações entre corrente elétrica e campo magnético.

Roteiro: Documento Word FARADAY.doc

Nome:

Bruno Serminaro

Escola:

Alberto Torres

Turma:

2 A

Atividade:

Questionário para levantamento de informações para Preparação do Projeto de Práticas

Plano de Aula:

A idéia é fazer um debate com intuíto depreparar a classe para problematização do conceito de CONFORTO AMBIENTAL.
Focando principalmente o relacionado com o conforto ambiental. E posteriormente aplicar o questionário abaixo apresentado.

Assim preparando para o próximo semestre onde os experimento estarão relacionado com Conforto Térmico afim complexificar essa questão que estará sendo problematizada agora .

Roteiro: Documento do Word 2007 QUESTIONÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA O PROJETO DE PRÁTICAS DO ENSINO DE FÍSICA.docx