Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto

Escola:

E.E Senador Adolfo Gordo

Turma:

2º e 3º ano

Relato:

Durante a semana que antecedeu a visita, enviaos por e-mail os roteiros à professora Guará, e esta nos informou que no dia que deveríamos ir a escola, ela teria de abonar e nos perguntou se podíamos ir outro dia. O Thiago entrou em contato com o Jucivagno e explicou a situação, e assim o Jucivagno nos aconselhou a tentarmos ir mesmo assim. Encaminhamos o pedido a professora Guará e perguntamos se poderíamos ir mesmo assim. Ela disse que tudo bem e que iria ligar para o Vinícius que é o cordenador de estudos.

Chegando no dia novamente me apresentei ao Vinícius e ele fez uma expressão de "Ah... é mesmo, eles viriam hoje".

Ele nos acompanhou ao 3º ano que seria nossa primeira sala de aula.

3º Ano

Nosso objetivo era introduzir o Multímetro aos alunos e explicar o seus funcionamento, como operar o Resistímetro, Voltímetro e Amperímetro. Enquanto eu (Mário) distribuía os aparatos que havíamos preparado, o Thiago tratou de dar uma explicação sobre cada uma das funções do multímetro.

Como desta vez, estavamos sozinhos sem a autoridade da professora Guará, sentimos um pouco mais de desordem por parte dos alunos. Demoraram muito para se acalmar e prestarem atenção, mas após este momento inicial, justamente os mais bagunceiros foram os que mais se interessaram e participavam respondendo as perguntas que o Thiago fazia para a classe e interagiam muitas veses dando nos a resposta que esperávamos.

Como previsto pelo Jucivagno, não conseguimos avançar muito no nosso experimento, porém, atingimos nosso objetivo com relação ao multímetro, pois ao fim da aula, fizemos uma pequena trívia com os alunos e eles em sua maioria pareciam ter aprendido sobre o aparelho.

 

2º ano

Nos dirígimos a nossa próxima aula, que seria no 2º ano e também era a última do período do colégio. O Vinícius esqueceu de avisar aos alunos que apesar da professora Guará não ter vindo, eles teriam aula conosco e qual foi a nossa surpresa de chegarmos na sala de aula e ver que os alunos haviam ido embora, pois o portão de saída já havia sido aberto.

Podemos dizer que isso foi frustante.

ANEXO:

Nome:

Mário Rodrigues de Oliveira Filho e Ricardo Pires Bastos

Escola:

E. E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

3º Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.)

Relato:

Relatório da prática – Usando o Multímetro em um Circuito Elétrico em Série.

No dia 30/4 realizamos a experiência de utilização de multímetro e o a aplicação em um circuito elétrico em série. Antecipamos uma semana a nossa apresentação em relação aos outros colegas porque houve uma gravação da TV-PUC para os alunos, também estagiários, de Jornalismo e Comunicação. Eles apresentam esta gravação ao professor da disciplina e depois a mesma vai ao ar pelo canal universitário. Este canal transmite via cabo, televisão para rede fechada e paga. Há interesse da professora Guará que ela pudesse dar destaque à cooperação USP-Escola, uma vez que irá ser transmitida em rede de TV fechada, mas que tem público.

A nossa ideia em relação ao experimento foi de que os alunos, primeiro, familiarizassem com o multímetro e não tanto destaque, ainda, nas medidas de tensão, corrente e resistência no circuito elétrico em série. Solicitamos aos alunos que mexessem de todas as maneiras no multímetro de forma que pudessem ver as diferentes medidas quando mudadas as escalas, por exemplo, da tensão elétrica.

Entregamos as folhas do experimento e explicamos aos alunos como deveriam fazer. Mostramos como usa-se o multímetro de forma que eles sentissem a vontade para usa-lo.

É interessante chamar a atenção para o fato do grupo de EJA que estamos apresentando as experiências,3ºano, que contém alunos que já têm conhecimento de eletricidade, ou por trabalhar na área, um aluno, ou por ter curso na área.

Pode-se notar que apesar de serem adultos e explanarmos que eles devem mexer no equipamento, multímetro, para justamente entende-lo, muitos ficam com receio de o fazerem. Chama-nos a atenção de algumas alunas que querem fazer da maneira que falamos para fazer, já que alguém do grupo vai fazendo as medidas no multímetro de qualquer forma sem dividir o conhecimento com os colegas.

Interessante também o fato de que todos têm atenção ao realizarem a experiência. Alguns alunos nos provocam com perguntas que sabemos que “fogem” da realização da experiência solicitada, mas com carinho e jeito “enquadramo-mo-los” com novas perguntas na forma de desafio, pois sabemos que o mesmo não pensou sobre aquilo. É conhecimento técnico específico da área de eletricidade. Creio que a maioria dos professores de Física deveria aprender, em minha opinião, para aumentar o seu conhecimento e o próprio desenvolvimento profissional como professor. Também serviria de estímulo aos alunos para realizarem cursos na área de eletricidade que podem ser para serviços caseiros ou mesmo como renda extra.

Como nosso objetivo era que os alunos mexessem no multímetro, no primeiro momento, alcançamos este objetivo. Só dois grupos realizaram a montagem do circuito elétrico em série, mas não realizaram todas as medidas.

Faremos na próxima aula experimental as medidas em um circuito elétrico em série junto com o multímetro.

A professora Guará realizou a entrevista com os alunos da TV-PUC, assim como alguns alunos da turma.

Eles nos filmaram enquanto estávamos explicando e solucionando as questões dos alunos nos grupos.

Esperamos que possamos colaborar com a divulgação dessa “associação não oficial de colaboração” da USP- Escola

ANEXO: Documento Word Relato_Mario_Ricardo_2013.doc

Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia e Thiago Jesus

Escola:

E.E Senador Adolfo Gordo

Turma:

1° Ano EJA

Relato:

GRUPO: Wellgton Ferreira da Silva, Thiago Garcia

RELATO DA 2° AULA DE INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ADOLFO GORDO

1 – Tempo de duração estimado ( 45 minutos)

Esse foi o tempo que tivemos para a realização do experimento na escola, o que foi suficiente para a atividade.

2 – A atividade

Na segunda aula de intervenção no colégio Adolfo Gordo, o grupo continuou a atividade da 1° aula, que estudava o movimento de uma bolha e também de uma pequena esfera de metal em um líquido (óleo).O objetivo dessa segunda parte da atividade experimental foi estudar os aspectos de representação gráfica do experimento realizado, ou seja, confecção e analise de gráficos do movimento.

Nessa segunda aula foi preciso refazer o experimento, pois alguns grupos esqueceram a atividade em casa, e outros haviam faltado na aula anterior. Sendo assim, explicamos os procedimentos para esses grupos e orientamos os outros grupos que estavam com a atividade para a confecção dos gráficos explicando a partir dos dados da aula anterior o possível comportamento do mesmo.



3 – Conclusão

Atividades como essa são muito importantes para a compreensão da teoria e também mostram a utilidade e também as aplicações da mesma. Podemos perceber também, a diferença entre uma atividade experimental puramente demonstrativa e uma com medidas e análise de dados, essa ultima geralmente requer mais tempo para sua realização.

















ANEXO: Documento do Word 2007 RELATO DA AULA 2 - cinemática - Gráficos.docx

Nome:

Alexander Brilhante Coelho, Welton Valente, Clístenes Mariano

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:

Relatório da Segunda Aula.

 

Data do encontro: 9/5/2013

Escola: Adolfo Gordo.

 

Grupo:

 

Alexander Brilhante Coelho

Clístines Mariano Merlucci

Welton Valente

 

Prosseguimos com o experimento da primeira aula (“velocidade no tubo”), que não havia sido terminado. Iniciamos retomando a discussão do final da primeira aula, sobre o que é uma descrição do experimento e do fenômeno, como calcular a velocidade média, qual o motivo de realizar várias medições do tempo para calcular a velocidade média, qual o motivo de calcularmos uma média dos tempos medidos, como descobrir se a velocidade da esfera varia ao longo do tempo, etc.

 

Os alunos, em grupos, continuaram a atividade, enquanto os monitores davam apoio aos grupos que solicitavam. O desafio da aula era transformar as informações obtidas em um gráfico. Apesar da professora já ter trabalhado gráfico com os alunos, muitos grupos sentiram bastante dificuldade em realizar a tarefa. Para além das dificuldades dos alunos, que são grandes, percebemos que a proposta de trabalho não estava muito clara no roteiro da atividade, o que gerou um pouco de confusão e desorganização nos grupos. O próximo roteiro de experimento precisará antecipar eventuais confusões que os alunos podem fazer, precisará ficar mais claro.

 

Havíamos planejado confeccionar, na lousa, ao final da aula, um gráfico com os dados de todos os grupos, mas não houve tempo para isso, já que a escola não iria funcionar na última aula da noite (havíamos combinado com a professora que os dois grupos que realizam o projeto no mesmo horário ficariam com apenas uma turma durante duas aulas).

 

Resumindo, para a próxima atividade, será preciso elaborar um roteiro mais claro e mais curto, além de planejar melhor o fechamento da aula.

 

 

ANEXO: