Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres
Plano de Aula – Conduzindo, “convectando”, irradiando: é o calor em trânsito! (2º ano B)
Objetivo: Aula tem como objetivo fazer como que os alunos compreendam os diversos modos de transferência de calor.
Pré-requisitos: Para que o aluno possa desenvolver a atividade é interessante que ele tenha os seguintes conhecimentos:
- Escalas de temperatura;
- Troca de calor;
Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.
- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada discutindo situações do cotidiano nas quais ocorrem trocas de calor, por exemplo, quando uma pessoa utiliza uma fogueira para se aquecer ou se cobre com um cobertor.
- Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.
- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.
- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.
Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliada a maneira como os conhecimentos tidos como pré-requisitos foram articulados para cumprir a atividade, e se foram compreendidos como ocorrem as diferentes maneiras de transferência de calor.