Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Victor\Marcelo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

2°B

Atividade:

Conduzindo, “convectando”, irradiando: é o calor em trânsito!

Plano de Aula:

Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres

 

 

Plano de Aula – Conduzindo, “convectando”, irradiando: é o calor em trânsito! (2º ano B)

Objetivo: Aula tem como objetivo fazer como que os alunos compreendam os diversos modos de transferência de calor.

 

Pré-requisitos: Para que o aluno possa desenvolver a atividade é interessante que ele tenha os seguintes conhecimentos:

- Escalas de temperatura;

- Troca de calor;

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada discutindo situações do cotidiano nas quais ocorrem trocas de calor, por exemplo, quando uma pessoa utiliza uma fogueira para se aquecer ou se cobre com um cobertor.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.

 

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliada a maneira como os conhecimentos tidos como pré-requisitos foram articulados para cumprir a atividade, e se foram compreendidos como ocorrem as diferentes maneiras de transferência de calor.

Roteiro: Documento do Word 2007 conduzindo, convectando, irrandiando.docx

Nome:

Victor/Marcelo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

3°A

Atividade:

Montando um circuito elétrico

Plano de Aula:

Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres

 

 

Plano de Aula – Montando um circuito elétrico (3º ano A)

Objetivo: A aula tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam os conceitos de tensão e potência elétricas observando como podem ocorrer variações dessas grandezas dependendo da configuração do circuito elétrico.

 

Pré-requisitos: Para que o aluno possa desenvolver a atividade é interessante que ele tenha os seguintes conhecimentos:

- Corrente elétrica;

- Princípio de conservação de energia;

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: Será apresentada uma introdução ao tema utilizando exemplos envolvendo circuitos elétricos que são frequentemente observados no cotidiano dos alunos, como por exemplo: por que uma lâmpada “queima”? Qual a diferença entre as tomadas de 220V ou 110V?

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.

 

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliada a maneira como os conhecimentos tidos como pré-requisitos foram articulados para cumprir a atividade, e como foram absorvidos os conhecimentos sobre tensão e potência elétricas.




 

Roteiro: Documento Word montando_um_circuito_eletrico.doc

Nome:

Antonio Carlos Machado Henriques Junior

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

1ta

Atividade:

Movimento Acelerado

Plano de Aula:

Objetivo: Mostrar a variaçao da velocidade, de uma esfera em um plano inclinado, em funçao do tempo.

 

Pré-requisitos: Para que o aluno possa desenvolver a atividade é interessante que ele tenha os seguintes conhecimentos:

- Calculo da velocidade de um corpo

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.

 

- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada discutindo situações do cotidiano nas quais ocorrem trocas de calor, por exemplo, quando uma pessoa utiliza uma fogueira para se aquecer ou se cobre com um cobertor.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 3 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliada a maneira como os conhecimentos tidos como pré-requisitos foram articulados para cumprir a atividade, e como foi compreendido a variaçao da velocidade em função do tempo.

Roteiro: Documento Word Movimento Acelerado.doc