Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Escola:
Turma:

1º ano do EJA

Atividade:

Circuito de Bolinhas

Plano de Aula:

Objetivos:

Aprimorar os conceitos elementares de cinemática através do experimento Circuito de Bolinhas. Iremos explorar os conceitos de velocidade média e aceleração média de modo mais intuitivo a partir do experimento, tentando auxiliá-los na distinção dessas duas grandezas. Pretendemos com a questão final do roteiro em anexo, iniciar uma discussão de caráter mais espontâneo sobre a quantidade de movimento, que será tratada mais adiante pela professora responsável.

Pré-requisitos:

- Conceito de Aceleração Média.

- Habilidades instrumentais básicas com trena e cronômetro.

Dinâmica da aula:

1 – Apresentaremos a atividade, retomando a aula anterior e alguns questionamentos da aula anterior. Buscaremos conjuntamente com o grupo de alunos uma retomada dos conceitos que explicam o que esta acontecendo na experiência.

2 – Dada à disponibilidade de equipamentos, iremos separá-los em cerca de cinco grupos. Distribuiremos os roteiros para leitura, sendo que solicitaremos ao final da atividade os roteiros devidamente preenchidos. E então, faremos o questionamento inicial proposto no roteiro, que solicita ao aluno descrever a experiência e suas justificativas no âmbito da cinemática, para posterior relação e distinção entre os conceitos de velocidade e aceleração.

3 – Uma possível dificuldade reside no caso de o número de alunos presentes superar a expectativa da docente responsável, que gira em torno de 15 a 20 alunos, pois assim, acreditamos que a quantidade de equipamentos e a dinâmica do preenchimento dos roteiros possa ser comprometida. Além disso, pode haver um número grande de alunos que não estavam presentes no primeiro dia de experiência e podem levar um tempo maior para entender o contexto da situação.

4 – Na parte final, faremos o questionamento que introduz de modo intuitivo o conceito de Quantidade de Movimento, que servirá como base experimental para futura introdução teórica do conceito, por parte da professora responsável.

5 – A professora responsável informou que fará uma avaliação individual da participação e envolvimento dos alunos, não levando em conta, diretamente, o roteiro preenchido pelos alunos.

Roteiro: Documento Word Roteiro 2ª Visita - Gilberto e Henrique.doc

Nome:

Milton e Paulo

Escola:

Daniel Pontes

Turma:

2º Ano

Atividade:

Termometria

Plano de Aula:

 

 

Esta aula destina-se a alunos do 2º semestre do EJA, equivalente ao 2º Ano do Ensino Médio.

A classe é composta por aproximadamente 20 alunos, com idade igual ou acima de 18 anos, portanto serão formados seis equipes de no máximo quatro alunos cada.

O objetivo da aula é reforçar e demonstrar na prática o conteúdo ministrado pela prof. Sonia no ramo da Termofísica, mais especificamente Dilatometria e Termometria.

Com relação a Dilatometria consiste na observação da dilatação e contração da substância termométrica (álcool colorido) no interior de um termômetro sem escala.

Na Termometria a observação deve ser na propriedade da substância termométrica que é usada para medir a temperatura, que é uma medição indireta, pois trata-se da relação da altura da coluna de álcool com os graus da escala.

Dentro da Termometria, ainda, será abordado a conversão entre as escalas termométricas. Nessa atividade o grupo deverá medir a temperatura de um dos componentes da equipe, através do termômetro em questão.

Abaixo segue o roteiro do experimento:

 

Roteiro: Documento do Word 2007 plano de aula.docx

Nome:

Fábio Gregório Galindo

Thiago Aguilera Vieira

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:

3º Ano EJA

Atividade:

O caminho da luz

Plano de Aula:

Plano de Aula

Objetivos

Através do uso de lasers, demostrar aos alunos a trajetória da luz e também os efeitos da

superposição da luz. Este experimento extremamente qualitativo, deve servir de base para

os próximos experimentos, que envolverão a geométrica optica, além de servir como ponto

de partida na interpretação da definição de imagem e objeto, e como podemos nos utilizar

deste fenômeno de forma que nos auxilie (e não simplesmente compreendemos) no nosso

dia-a-dia, como por exemplo quando usamos um retrovisor automotivo para ver o carro de

trás ou como vemos através do jogo de espelhos, a nossa cabeça após um corte de cabelo.

 

Pré-Requisitos

Leitura de enunciados;

Leitura de procedimentos;

 

Dinâmica da aula

Organização dos alunos

Os alunos deverão se reunir em grupos de 5 pessoas, para poderem ter contato com o

experimento individualmente e trocarem informações, opiniões e aprimorar o trabalho em grupo.

 

Comanda da atividade

Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:

- caneta emissora de luz infra-vermelha (laser);

- Giz em pó;

- Espelhos;

 

Possíveis dificuldades

Por se tratar de um experimento que envolve materiais vítreos, existem dois pontos de principal

atenção;

O primeiro é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o espelho com cuidado

para não quebra-los, causando possíveis ferimentos;

O segundo fator é para não apontarem a luz diretamente na viste de um colega, para não

machucar a vista dele.

 

Respostas esperadas

Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e tentem solucionar a

seguinte questão:

Conseguimos afirmar com certeza a trajetória da luz? Se sim, como vemos quando ela encontra

uma oposição?

Roteiro:

Nome:
Thiago de Castro Pereira
Pamela Isabel Ferraz Souto
Escola:
E.E. DANIEL PAULO VERANO PONTES
Turma:
2ºB
Atividade:
Dilatação termica
Plano de Aula:
em anexo
Roteiro: Documento PDF Plano de Aula 2.pdf

Nome:

Ana C Sobral e Monalisa R Nunes

Escola:

EE Daniel P V Pontes

Turma:

Atividade:

Termoscópio de Galileu

Plano de Aula:

Plano de Aula

Objetivos: Avaliar qualitativamente o aumento ou a diminuição da temperatura por meio do deslocamento de uma substância termométrica. Sem escala para medição do líquido no bulbo.

Pré - requisitos: Conhecimentos de pressão atmosférica

                          Leitura dos enunciados e procedimentos da experiência

Organização dos alunos: Divididos em grupos de no máximo 4 pessoas para poderem ter contato com o experimento e ter a possibilidade de discussão se houver dúvidas.

Comanda da atividade: Os grupos deverão trabalhar com os seguintes materiais:

*Bulbo

*Groselha

*Alool

*Copo plástico

Possíveis dificuldades: A escrita qualitativa, já que há uma dificuldade em descrever o que se vê e interpretar os fenomenos físicos.

Respostas esperadas: Esperamos que os alunos consigam entender  que o ar expande e empurra o líquido para baixo. Assim como uma discussão consisa dos alunos em relação ao experimento.

                         

Roteiro: Documento Word Experimento Termoscópio de Galileu.doc