Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Agnaldo José da Silva

Ronaldo Belizario

Vitor Sabio Schirichian

Escola:

José Liberatti

Turma:

2º E

3ºD

Relato:

Nas duas séries observadas, o professor propôs uma atividade para sala que consistia na análise de um texto (de apenas uma página) que relacionava termodinâmica e eletriciadade, seguida de um questionário a ser respondido e entregue.

A participação dos alunos do 2º colegial em comparação aos alunos do 3º é notória, pois equanto os alunos do 2 º rapidamente organizaram-se nas carteiras da maneira como o professor solicitara, os alunos do 3º tomaram mais de 25 minutos (de uma aula de 45) para se organizar de maneira similar e inicar a atividade. Obviamente, não houve tempo hábil suficiente para os alunos do 3º concluirem a atividade.

Um fato notável foi a atitude dos alunos (especialmente do 3º colegial) perante a proposta do professor, onde muitos questionavam o porquê que esta atividade contaria nota e que não haveria tempo hábil suficiente para a leitura e subsequente resposta às perguntas.

Esta segunda visita foi muito útil no sentido de reconhecer o ambiente onde atuaremos com as atividades propostas.

ANEXO:

Nome:

Denise Minematsu

Guilherme Vazquez

Julia Coles

Escola:

E. E. Prof. José Liberatti

Turma:

3º F e 3º E

Relato:

Na nossa segunda visita à escola acompanhamos duas aulas do Professor Vitor, a primeira para a turma 3º F e a segunda para o 3º E.  A primeira foi bastante conturbada, ocorreu logo após o intervalo e os alunos estavam muito agitados. O professor nos apresentou os textos que ele havia introduzido aos alunos anteriormente. Eram em torno de 25 e estavam sentados em grupos, mesmo que não fosse solicitado que se reunissem. O professor nos sentou na lateral da sala e tentou iniciar sua aula, escreveu algumas linhas na lousa sobre Bons e Maus Condutores mas os alunos não se mostraram interessados, alguns ouviam musica no celular, outros discutiam com ele qual atividade seria melhor se fosse dada, outros riam alto e faziam graça para os demais. O professor se irritou e expulsou dois meninos da sala e disse que o assunto viraria trabalho valendo 2 pontos. O restante da aula ele passou conversando conosco, dizendo o quão difícil é dar aula para esta turma e que é sempre assim. Saímos assustados.

Na segunda sala os alunos estavam sentados e mais quietos, eram em maior número perto de 35, e mais espaçados.  Fomos introduzidos pelo professor à turma e nos apresentamos, eles se mostraram bem interessados no projeto e saímos, deixando o professor dar a aula.  

ANEXO: Documento do Word 2007 segunda visista.docx

Nome:

Marcio Koji Umezawa

Camila Rufino

Rivaldo Xavier

Escola:

José Liberatti

Turma:

3° ano

Relato:

Nesta visita, assistimos aulas ministradas pelo professor em duas turmas do 3° ano. A aula do professor consistia principalmente em iniciar o estudo da eletricidade, onde este exigiu um trabalho escrito sobre condutores de eletricidade. Na primeira turma houve grande dificuldade de condução da aula devido ao extremo barulho e desatenção por parte dos estudante o que impossibilitou o professor de desenvolver qualquer atividade, se limitando a anunciar a exigência do trabalho através da lousa. Na segunda turma a aula transcorreu com normalidade.

Percebemos, que quando se deparava com situações de indisciplina, o professor não sabia agir de outra forma se não ameaçando expulsar os estudantes da sala ou retirar notas. Esta atitude conseguia manter a "ordem" por pouco tempo.

ANEXO:

Nome:

Jeferson de Carvalho Almeida

João Davi Pereira de Carvalho

Escola:

E.E. José Liberatti

Turma:

3º Ano B

Relato:

Em nossa segunda visita a escola, conhecemos a sala do terceiro ano, na qual realizaremos nossas atividades. Acompanhamos a aula do professor Vitor e verificamos que o conteúdo que está sendo trabalhado com os alunos é a eletrização.

Conversamos bastante com ele de como seria nosso estágio, explicamos que nossas visitas iriam ocorrer a cada 15 dias, ele solicitou que enviassemo para ele uma cópia da proposta de trabalho para ele ter uma ideia do que seria trabalhado com os alunos.

Na aula estavam presentes cerca de 35 alunos, o professor passou um pequeno texto explicando algumas formas de eletrização.

O professor falou para nós das dificuldades encontradas e da quantidade de aulas que tinha disponível para trabalhar os conteúdos com os alunos, também comentou rapidamente sobre sua formação acadêmica.

ANEXO:

Nome:

FLÁVIO ALBERTO/ MARCOS PALLU

Escola:

JOSÉ LIBERATTI

Turma:

1 G

Relato:

 

Acompanhamos a aula do professor Vítor com o 1°G. Foi apresentado uma aula teórica sobre tipos de força. Nos foi solicitado pelo professor que preparássemos um experimento para visualização desse tópico de mecânica.

ANEXO:

Nome:

Valdir, Flávio e  Claudemir 

Escola:

E.E.Prof José Liberatti

Turma:

2º E 

Relato:

 

Fizemos mais visita (2ª visita) a escola conversamos com a coordenadora Denise, e acompanhamos o professor Vitor durante as primeiras aulas  turma  2º e 3º ano. 

ANEXO: