Nas duas séries observadas, o professor propôs uma atividade para sala que consistia na análise de um texto (de apenas uma página) que relacionava termodinâmica e eletriciadade, seguida de um questionário a ser respondido e entregue.
A participação dos alunos do 2º colegial em comparação aos alunos do 3º é notória, pois equanto os alunos do 2 º rapidamente organizaram-se nas carteiras da maneira como o professor solicitara, os alunos do 3º tomaram mais de 25 minutos (de uma aula de 45) para se organizar de maneira similar e inicar a atividade. Obviamente, não houve tempo hábil suficiente para os alunos do 3º concluirem a atividade.
Um fato notável foi a atitude dos alunos (especialmente do 3º colegial) perante a proposta do professor, onde muitos questionavam o porquê que esta atividade contaria nota e que não haveria tempo hábil suficiente para a leitura e subsequente resposta às perguntas.
Esta segunda visita foi muito útil no sentido de reconhecer o ambiente onde atuaremos com as atividades propostas.