Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Antonio Carlos Machado Henriques Junior

Escola:

E. E. Alberto Torres

Turma:

1TA

Relato:

Em segunda visita a escola Alberto Torres, encontrei um problema na entrada pois a inspetora nao estava ciente da visita dos estagiários porem após falar com a coordenadora meu acesso foi garantido. Fui levado a sala onde o professor Gilberto se encontrava ( turma 3TA ) após alguns minutos a aula acabou e fomos a turma onde o projeto ocorrera ( 1 TA ).

Fui apresentado novamente aos alunos e questionado sobre as atividades que seriam executadas, informei a eles que estava ali em visita para verificar o conteúdo e assim elaborar uma atividade. Após a aula foi definido junto ao professor Gilberto uma atividade envolvendo velocidade.

ANEXO:

Nome:

Bruno Alexandre de Carvalho Serminaro

Escola:

E. E. Alberto Torres

Turma:

2 A e 1C

Relato:

OBJETIVO: O objetivo desse documento é apresentar algumas informações para preparação das oficinas a ser aplicadas juntamente com as turmas do 1º e 2º da Escola Alberto Torres.

Na sexta-feira assistimos às aulas das duas turmas mencionadas a fim de observar melhor a dinâmica de cada turma, além observar as matérias que estavam sendo apresentadas e ter um contato maior com o professor responsável pela classe.

TURMA DO 1º C  ( 10h40 às 11h30)

Observações Gerais: A turma completa deve possuir cerca de 40 alunos, porém, no dia da visita havia não mais do que 30 alunos, divididos em 4 grupos .

Os alunos estão trabalhando com exercícios que envolvem movimento uniformemente acelerado, envolvendo mais a manipulação algébrica das relações entre tempo, velocidade e aceleração.

Talvez um exercício interessante seja adicionar a correlação desses atores físicos juntamente com a conceituação de vetores, pois parece ser um conceito apresentando de maneira muito superficial aos alunos.

Comentários:  Talvez eles se envolvam mais se as atividades forem apresentadas em forma de jogos ou disputas. O professor recomendou um exercício que trabalhasse a diferenciação entre velocidade e aceleração.

TURMA DO 2º C  ( 11h30 às 12h20)

Observações Gerais:  É uma turma menor e menos falante, no dia da segunda visita havia 6 alunos na sala, acredito que devido a chuva que havia caído no dia anterior e no começo manhã.

O tema tratado é térmica, eles também estavam trabalhando na resolução de um problema, que envolvia a variação de temperatura de acordo com a variação da energia térmica injetada no sistema.

Não havia dúvidas levantadas pelos alunos, e nem verbalização de opiniões a respeito do tema discutido.

ANEXO:

Nome:

Marcelo e Victor

Escola:

E. E. Alberto Torres

Turma:

2ºB e 3ºA

Relato:

O objetivo desta visita foi conhecer o professor responsável pelas turmas na escola do estágio assim como conhecer melhor as turmas as quais vamos fazer o estágio.

    Após sermos apresentados ao professor Giba pelo inspetor de alunos o acompanhamos até a sala da segunda série, turma B e sentamo-nos entre os alunos e apenas observamos a aula do professor. O tema da aula foi sobre o calor sensível, o professor corrigiu dois exercícios onde foi utilizada a equação fundamental da calorimetria. Optamos por ficarmos quietos e não tecer nenhum comentário para não influenciarmos a rotina da turma, porém, entre um comentário e outro do professor os alunos olhavam para nós como que esperando um adendo nosso, então a pretensa neutralidade não foi alcançada, pois não obstante a nossa apatia éramos dois corpos estranhos naquele sistema e, no caso, o sistema era todo deles.

    No terceiro ano seguimos o mesmo ritual, o único diferencial foi o fato da turma ser bem mais numerosa nos deixou mais plasmados entre os alunos e a nossa presença foi pouco percebida. O tema da aula foi os efeitos fisiológicos da corrente elétrica, sendo que, um método de aula do professor foi o mesmo da aula anterior: giz, lousa e saliva. Reparamos também, que o professor utiliza o “Ramalho” como livro didático e retira praticamente todos os exercícios desse livro, assim como, o conteúdo das aulas.

    Após o término das aulas tivemos uma breve conversa com o professor sobre o esquema das atividades experimentais e ficou acordado que traríamos experimentos de acordo com o tema vigente da sua aula, sendo que, alguns temas seriam antecipados com a experimentação.

ANEXO: