Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:
Thiago de Castro Pereira
Escola:
E.E. DANIEL PAULO VERANO PONTES
Turma:
3ºA e 2ºA
Relato:
em anexo
ANEXO: Document Word 2007 Relato 2.docx

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Escola:
Turma:

EJA - turma equivalente ao 1º série do Ensino Médio (1º A) - 20:30

Relato:

Nessa segunda visita, assistimos uma aula com a Professora Sônia (graduada em Matemática).
Um resumo sobre nossas anotações está abaixo:

- Estrutura física: pintura limpa, um ventilador de parede, cortinas nas janelas, armários, carteiras, limpeza satisfatória, boa organização e iluminação;
- Conteúdo: unidades de medida (S.I.) e velocidade média;
- Metodologia: Texto (teoria) e exemplos em lousa;
- Quantidade de alunos em sala: 13;
- Interatividade: ausência de indisciplina, alguns alunos interagiram com a professora, a maioria limitou-se a prestar atenção.

Sobre uma olhar geral foi possível perceber que os alunos têm muita dificuldade em entender conceitos básicos e associá-los com situações dos seus cotidianos. A metodologia utilizada pela professora não favoreceu tal compreensão, uma vez que os exemplos foram muito abstratos (partícula se deslocando em uma reta graduada com números inteiros, positivos e negativos).
A partir desse parecer, procuramos pensar em alternativas para trabalhar o tema, de modo a tentar melhorar a compreensão dos alunos de maneira satisfatória. Tais propostas serão apresentadas no decorrer do semestre.

ANEXO:

Nome:

Ana Cristina S Sobral e Monalisa R Nunes

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:

EJA - turma equivalente ao 2º ano do Ensino Médio (2º B) - 19h

Relato:

Em nossa segunda visita foi possível ter o primeiro contato com a turma que escolhemos estagiar, o 2ºA.

A classe possui poucos alunos, cerca de 20, porém no dia estavam presentes 12 alunos  apenas, dos quais 10 eram mulheres. Existem problemas em relação à frequência por se tratar da primeira aula do noturno, começando as 19h10.

A professora chegou à sala, nos apresentou, fez chamada, e em seguida pediu que uma aluna mostrasse o caderno contendo o ponto da matéria onde a professora terminou sua explicação.. O assunto da aula era sobre escalas termométricas. A professora retomou o conteúdo passando 5 exercícios para entregar, que valiam nota de 0 a 10. Os exercícios eram basicamente para transferir medidas de temperatura entre as escalas estudadas: Fahrenheit, Celsius e Kelvin.

Os alunos se demonstraram interessados pelo assunto tratado, e buscavam atender o que fora pedido, tirando suas dúvidas ou com a professora ou entre eles, facilitando a progressão no entendimento e a interação. As dificuldades na compreensão exercícios eram basicamente sobre ferramentas matemáticas: a questão de efetuar somas envolvendo o sinal negativo, foi um grande empecilho para muitos.

Não houve problemas com indisciplina e todos acatam a ordem da professora com estima e respeito.

No final da aula discutimos sobre o que era interessante levar a eles como forma à acrescentar os conteúdos abordados pela professora, e ela nos sugeriu que fizéssemos experimentos que elucidassem os assuntos de forma mais qualitativa, pois, a matemática tende a travar, então, sempre uma avaliação ou um objetivo mais conceitual, para que pudéssemos atingir um número maior de alunos e ter um resultado mais benéfico.

 

 

ANEXO:

Nome:

Fábio Gregório Galindo

Thiago Aguilera Vieira

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:

2ºA e 3ºA

Relato:

Em nossa segunda visita a escola conhecemos a professora Sonia, que de forma breve comentou conosco a cerca do perfil dos alunos, alegando ter certa dificuldade para manter disciplina dentro da sala de aula, sendo muitas vezes necessário adotar uma posição mais rígida em termos de autoridade para que se mantivesse um respeito por parte dos alunos para com ela.

                A professora se mostrou extremamente receptiva e gentil conosco, estando aberta a dialogo a respeito das experiências que poderíamos realizar para os alunos, inclusive nos deixando bastante a vontade no que diz respeito aos temas abordados para experiência, colocando apenas como hipótese interessante que se possível apresentássemos experiências que pudessem ter minimamente relação com o conteúdo que ela estava abordando, e assim combinamos para o primeiro experimento algo relacionado a termodinâmica (no caso dilatação térmica).

                Fomos assistir sua aula a fim de conhecermos a turma na qual iremos trabalhar, a professora nos apresentou para os alunos, fomos bem recepcionados pelos mesmos, eles se mostraram contentes com a possibilidade de terem mais “professores” ministrando as aulas.

                No inicio da aula acompanhamos apenas assistindo a exposição da matéria da professora, e em seguida ela passou um exercício para os alunos e os informou que em caso de duvida poderiam solicitar nossa ajuda, e assim se fez, de forma totalmente espontânea (o que encaramos como algo muito positivo para nós) os alunos começaram a pedir nossa ajuda, e assim podemos auxilia-los na resolução do exercício que estava sendo realizado em dupla, ajudamos de forma bem próxima, sentando do lado das duplas que solicitavam nosso apoio, e isso permitiu que pudéssemos ter um primeiro contato mais pessoal com pelo menos parte da turma que inclusive é bastante extensa, segundo a professora esta turma (3ºA) tem matriculados 40 alunos, sendo a maior das suas turmas, neste dia tinha aproximadamente 35 alunos.

                Acreditamos que essa segunda visita foi muito positiva pois conhecemos a professora, tivemos um primeiro contato e dialogo tanto com ela quanto com a turma que iremos apresentar os experimentos e isso com certeza facilitará os primeiros trabalhos a serem realizados com eles.

ANEXO:

Nome:

Pamela Isabel Ferraz Souto

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:

2°A e 3ºA

Relato:

Na segunda visita a escola fomos a duas salas, 2ºA e 3ºA.

3ºA é uma sala bem cheia, entorno de 35 alunos, não são indisciplinados. A professora está ensinando dilatação térmica.

2ºA é uma sala com poucos alunos, entorno de 15 ou 20 alunos, também não são indisciplinados, mas reclamam das atividades que a professora pede. Ela está ensinando mudança de escala de temperatura.

As duas turmas parecem desmotivadas, comprovando o que o vice-diretor disse sobre a baixa autoestima. Quando ajudamos os alunos a resolver os problemas que a professora havia passado, percebemos que muitos tiveram dúvidas de matemática básica, o que impedia a resolução dos exercícios. Parece que será difícil ensinar a parte matemática (“fórmulas”), mas a parte conceitual acredito que acontecerá sem problemas.

ANEXO: