Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

RICARDO PIRES BASTOS

Escola:

E.E. SENADOR ADOLFO GORDO

Turma:

NOTURNO - TERÇAS-FEIRAS das 19h00min as 20h40min

Relato:

Cheguei na escola por volta das 18h45min e fui direto para a sala dos professores, o Mário que faz dupla comigo já estava por lá e me apresentou a professora Guará. em seguida chegou a outra dupla que trabalhará conosco. Ficamos alguns minutos conversando na sala dos professores até tocar o sinal para a primeira aula.

A primeira turma que acompanhamos a Guará era um 3º semestre e por ser fechamento das notas do bimestre a cada aluno que ela chamava ela falava  das suas notas e se deveria ou não fazer um trabalho extra. Ao final da chamada ela então escreveu três exercícios na lousa e pediu como trabalho para os alunos que eles elaborassem dois novos problemas para cada um dos exercícios que ela havia escrito, mudando os valores ou alguma variável.

Não sei se por causa da chamada mais longa ou por não estar acostumado com aulas simples me surpreendi quando tocou o sinal, praticamente não deu tempo para nada, pois quando nos preparávamos para tirar dúvidas dos alunos com relação aos exercícios já estava na hora de mudar de sala. Esta turma esta vendo eletricidade e os exercícios envolviam conceitos de diferença de potencial e potência de equipamentos. Na correria a Guará se esqueceu de nos apresentar, apenas brincou que éramos seus guarda-costas.

Mudamos para uma outra turma, esta um 2º semestre, eles estão vendo termodinâmica, nesta turma a Guará foi nos apresentando logo de cara e falou que estavamos lá para ajudá-los e tirar dúvidas, como conhicidentemente eles tinham que entregar um exercício que haviam feito em casa foi uma correria todo mundo querendo que nós déssemos uma olhada no exercício antes de entregar para a professora, neste instante vivi meus quinze segundos de pânico, eu pensava: - E se eu não souber resolver o exercício? Daí me veio a mente que deveríamos ter aproveitado o tempo que ficamos na sala dos professores para se interar da matéria e de quais atividades seriam desenvolvidas em sala de aula naquele dia. Felizmente ao ler o enunciado percebi que o exercício tratava de conversão de graus célsius em kélvin, só aí então, respirei aliviado. Bom após este primeiro susto a professora passou mais uns dois problemas e disse para os alunos resolverem, perguntei para ela se eu podia acompanhar os alunos na resolução destes exercícios e ela concordou até com algum entusiasmo, me aproximei então de um grupo e pude conversar com eles por uns quinze minutos sobre o  exercício, a teoria a sua volta e sobre a física propriamente dita, uma aluna chegou a me perguntar como alguém pode escolher por livre e espontânea vontade estudar física, achei engraçado. Novamente toca o sinal sem que eu percebesse como o tempo passou rápido.

Nos despedimos dos alunos, prometendo voltar em  duas semanas, e da professora Guará que foi muito simpática e receptiva, antes de deixarmos a escola ainda trocamos endereços de e-mail com a Guará para nos comunicarmos com ela antes da próxima aula.

Finalmente na saída, combinamos com o inspetor de alunos que nos acompanhou até a porta, que na próxima aula deixaremos os carros no estacionamento no interior da escola.

ANEXO:

Nome:

Welton Ricardo Valente

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:

        Na data de 04 de abril de 2013 compareci no Colégio de interesse às 20 horas e 45 minutos, porém, apo´s contato cam a direção da Escola, fui informado que a Professora Guaracyaba na compareceu por motivos particulares.

       Desta forma, não hove como dar continuidade à programação. 

ANEXO:

Nome:

Mário Ferrão Carteiro

Thiago Augusto Cardoso

Escola:

E. E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

Segundo e terceiro ano do ensino médio.

Relato:

Chegamos à escola por volta das 10h20 e procuramos pela professora Guara, que ainda estava em aula, a qual acabaria às 10h40. Nossos horários de estágio são nas duas últimas aulas: às 10h40 e às 11h30.

Pelo nosso horário inicial que constava no Stoa, aplicaríamos o estágio em duas aulas do segundo ano do ensino médio, porém a aula das 10h20 é de terceiro ano e a das 11H30 de segundo.

A professora Guara parece ser bastante preocupada com o aprendizado dos alunos e foi também muito atenciosa conosco. A aula anterior à nossa primeira aula também é de terceiro ano e ela nos disse que é uma turma mais tranquila e aplicada do que a de terceiro que trabalharemos. Disse que, se possível, seria legal chegarmos um pouco mais cedo para pegar pelo menos um pedaço desta antipenúltima aula do dia na escola.

A sala de terceiro ano com a qual trabalharemos é um pouco barulhenta e agitada, mas não houve nenhum problema grave de indisciplina e todos os alunos se propuseram a realizar o trabalho que lhes foi proposto pela professora. Apresentamo-nos à classe e pegamos o e-mail e número de celular da professora para contato. Os alunos dos terceiros anos estão aprendendo eletricidade, já passaram por eletrostática e agora entrarão em eletrodinâmica. A primeira atividade proposta por nós será a montagem de circuitos elétricos em série e paralelo com lâmpadas, fios e pilhas.

No segundo ano a questão da disciplina já é diferente, pois é uma sala mais concentrada e interessada no conteúdo apresentado. A professora Guara disse que é a melhor sala dos segundos anos. Fizemos as apresentações e tivemos uma boa receptividade, assim como na sala de terceiro ano. Eles estão aprendendo termologia, e estudando termometria e transferência de calor. Vamos aplicar o experimento “equilíbrio térmico em xeque”, onde teremos potes com porções de água quente, fria e na temperatura ambiente. Nosso objetivo com isso é mostrar que sensação térmica  biológica não é um medidor confiável de temperatura.

ANEXO: Documento do Word 2007 Segunda Visita à Escola.docx

Nome:

Mário Rodrigues de Oliveira Filho

Escola:

E.E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

Noturno: 3ºEJA e 2ºEJA

Relato:

2ª Visita a EE Adolfo Gordo - Mário Rodrigues de Oliveira Filho nº 15 65 743.

Estive na escola no segundo dia de visita, sendo que desta vez será para conhecer a professora Guará e também conhecer as classes que iremos trabalhar e os conteúdos que ela está desenvolvendo e conversarmos sobre o que iremos trabalhar nas aulas práticas.

A professora Guará nos levou – eu, Ricardo, Marcos e Daniela – para a sla de aula. Verificamos que as turmas são da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Ministraremos as aulas nas turmas de 3º e 2º anos. A turma de do terceiro ano já viu eletricidade. Eles estavam realizando exercícios sobre potência e utilizando a primeira e segunda lei de Ohm. Eles realizavam exercícios para entrega para a professora porque era recuperação do assunto.

Conversei com a professora sobre o que ela gostaria que trabalhássemos com os alunos. Ela disse que poderíamos trabalhar com circuitos. No 3ºano há um aluno de origem portuguesa de raciocínio rápido. Ele solucionou mentalmente uma questão da professora, o que os outros alunos acharam que ele estava errado. Mas apenas ele deu a resposta em porcentagem enquanto a professora queria na forma fracionária. Nesta turma há uma maior parte de pessoas com idade acima de 30 anos.

Em relação ao ano ela está trabalhando com termologia, especificamente a transformação de temperaturas nas escalas Celsius e Fahrenheit. Ela deu exercícios sobre as transformações e nós ajudamos alguns alunos a resolverem alguns problemas. Nesta sala a idade dos alunos é mais jovem. Um dos alunos, por sinal, em nenhum momento preocupou-se em realizar a atividade. Na realidade ele fazia desenhos no caderno sem dar a mínima para o tipo de aula que existia.

Nas salas de aula teremos em torno de 35 alunos.

ANEXO: Documento Word 2a_Visita_EE_Adolfo_Gordo.doc

Nome:

Daniela Benites  e Marcos Bonaldi

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:
Relato:
ANEXO: Documento do Word 2007 Segunda visita á escola_Daniela eMarcos.docx

Nome:

GRUPO:  Wellgton Ferreira da Silva, Thiago Garcia

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:
Relato:

A Professora Guará não compareceu no dia.

ANEXO:

Nome:

Alexander Coelho, Clístenes Mariano, Welton Valente

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

1° C

Relato:

Em nossa segunda aula, prosseguimos com o experimento da primeira aula (“velocidade no tubo”), que não havia sido terminado. Iniciamos retomando a discussão do final da primeira aula, sobre o que é uma descrição do experimento e do fenômeno, como calcular a velocidade média, qual o motivo de realizar várias medições do tempo para calcular a velocidade média, qual o motivo de calcularmos uma média dos tempos medidos, como descobrir se a velocidade da esfera varia ao longo do tempo, etc.

 

Os alunos, em grupos, continuaram a atividade, enquanto os monitores davam apoio aos grupos que solicitavam. O desafio da aula era transformar as informações obtidas em um gráfico. Apesar da professora já ter trabalhado gráfico com os alunos, muitos grupos sentiram bastante dificuldade em realizar a tarefa. Para além das dificuldades dos alunos, que são grandes, percebemos que a proposta de trabalho não estava muito clara no roteiro da atividade, o que gerou um pouco de confusão e desorganização nos grupos. O próximo roteiro de experimento precisará antecipar eventuais confusões que os alunos podem fazer, precisará ficar mais claro.

 

Havíamos planejado confeccionar, na lousa, ao final da aula, um gráfico com os dados de todos os grupos, mas não houve tempo para isso, já que a escola não iria funcionar na última aula da noite (havíamos combinado com a professora que os dois grupos que realizam o projeto no mesmo horário ficariam com apenas uma turma durante duas aulas).

 

Resumindo, para a próxima atividade, será preciso elaborar um roteiro mais claro e mais curto, além de planejar melhor o fechamento da aula.

 

 

ANEXO:

Nome:

Thiago Paraguassú de Jesus

Escola:

EE Senador Adolfo Gordo

Turma:

Noturno - Quinta: 21:30 ~23:00

Relato:

Professora Garaciba não compareceu a escola por motivos particulares e fui dispensado.

ANEXO: