Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Caio Correia Gomes

Escola:

E.E. Professor Emygdio de Barros

Turma:

1º F e 2ºX - Período Noturno

Relato:

  Nossa segunda visita a E.E. Professor Emygdio Barros ocorreu no dia três de Abril, às 19h e novamente fomos muitos bem recebidos pela Coordeandora Neide. Conforme informado pelo nosso monitor na visita passada, ficou claro que não podemos ficar esperando para sermos atendidos, uma vez que a rotina da escola é bastante movimentada. Quando perguntamos pelo professor Giba de física, nosso contato, percebemos que ele já havia iniciado a aula em uma sala no primeiro piso.

 Quando chegamos ao 2º X, o professor nos apresentou aos alunos, cerca de 35, e assistimos a uma aula expositiva de 40 minutos. O professor fez uma pequena revisão sobre termodinâmica, abarcando desde escalas termométricas até o conceito de calor.

Os estudantes dessa turma de segundo ano se mostraram bastante dispersos e pouco interessados na aula, preocupados, ao meu ver, apenas em copiar o conteúdo colocado na lousa.

Já os jovens da sala do 1º F mostraram um comportamento bastante diferente, participando da aula e questionando o professor quando tinham dúvidas. O conceito tratado era o movimento acelerado, apresentado na forma de uma revisão expositiva, visto que naquela semana, assim como os alunos do 2ºX, os estudantes passariam pelo chamado provão.

Diante da situação exposta, creio que nosso maior desafio será apresentar a física de maneira interessante a esses adolescentes, utilizando uma proposta adequada as suas realidades e ao nível de conhecimento, que pareceu baixo especialmente no 2ºX.

ANEXO:

Nome:

Ricardo Cassiano dos Santos

Escola:

E.E. Professor Emygdio de Barros

Turma:

1 e 2 anos, noturno

Relato:

Pudemos acompanhar as aulas do 1 e 2 ano do periodo noturno.

O primeiro ano esta estudado mecanica, e o segundo ano termodinamica. 

Os alunos dos dois grupos se organizaram para definir com qual turma ficaria qual grupo.

Decidimos por ficar com os alunos do segundo ano, e com o topico de termodinamica.

A sala do segundo ano tem por volta de 25 alunos, a maior parte deles parece não ter que trabalhar antes de vir para a escola.

A indisciplina e a falta de silencio ja se fizeram evidentes na aula, acalma-los parece ser o primeiro desafio

Passados 15 minutos do inicio da aula, uma ordem relativa se fez presente.

Como conquistar o interesse deles, foi o resumo do que guardei como desafio para as proximas aulas

ANEXO:

Nome:

Edson Carlos Pereira da Silva

Escola:

Emygdio de Barros 

Turma:

Noturno.

Relato:

     Foi realizada a segunda visita ao colégio Emydio no dia três de abril, quarta feira. Nosso principal Objetivo era de conhecer o professor e nos interar do que estava sendo transmitido em sala de aula até o presente momento.

    Como sempre ocorreu, fomos muito bem acolhidos no colégios, porem como alertou o monitor Jo no que se refere a preparar tudo com antecipação; ficamos um pouco perdidos porque o professor já havia entrado em sala de aula e não conhecíamos sua fisionomia. tivemos que nos virar para encontrar a sala e nos apresentar ao professo e também aos alunos que ficaram bem curiosos com nossa presença.

     Fizemos uma apresentação breve de quem eramos e o que pretendíamos por lá. Não foi possível conversar mais demoradamente com o professor Giba porque o mesmo já estava atuando na sala e aplicando uma revisão dos assuntos que iam cair na prova. Pegamos seus contatos e no final nos dirigimos para a próxima sala, pois o professor seguinte ja estava a esperando nossa saída para poder entrar.

     Como sempre o professor precisa dedicar uma parte do seu tempo para realizar a chamada para conferir a presença dos alunos. no 2ºF percebemos uma certa disperção dos alunos o professor demonstrou muita habilidade e experiencia para conquistar a atenção de todos, já no 1ºi os alunos se mostraram um tanto mais interessados e comportados.

     Pegamos um resumo da matéria e com ela elaboraremos nossos roteiros de experiencias. o resumo no 2ºF tratava-se temperatura e calor já  no 1ºi tratava-se velocidade e aceleração.

    Em resumo sentimos que o 2ºF parece ser um belo desafio no quisito atenção e disciplina e que contamos com todo o apoio do professo.

ANEXO:

Nome:

Eusébio Adão, Henrique Furia Silva

Escola:

Emygdio de Barros

Turma:

3º ano C e D Manhã

Relato:

Estivermos na Escola Emygdio de Barros, onde O Professor Mario foi nos apresentado, pela coordenadora Filomena. Os alunos também foram nos apresentados, há 30 alunos em cada turma, a média de idade dos alunos está em torno de 17 anos.

ANEXO:

Nome:

Jéssica Papp

Escola:

E.E. Emygdio de Barros

Turma:

2° F

Relato:

Neste dia fomos à escola para conhecer/conversar com o Professor Giba e também para conhecer a turma com a qual trabalharemos durante o ano todo. 

A primeira aula do Prof. é com o 2° F. Nesta aula, ele estava revisando os conceitos de Temperatura e Calor, pois na aula seguinte seria aplicada uma prova. 

A turma do 2°F tem, em média, 25 alunos. É uma sala bastante agitada, barulhenta e não demonstra muito interesse pela disciplina de Física. O Prof. necessita a todo momento chamar a atenção dos estudantes para que eles prestem atenção na aula.

A segunda aula é com o 1°I. Nesta turma, o Prof° estava revisando movimento acelerado, para também aplicar uma prova na aula posterior.

Esta sala (1°I) tem aproximadamente 35 alunos e, apesar de ter um número maior de alunos do que a turma do 2°F, é uma sala mais silenciosa e também bem mais interessada pela aula. O Prof° quase não chamou a atenção dos estudantes durante a aula.

 

 

 

ANEXO:

Nome:

Eusébio Adão / Henrique Furia Silva

Escola:

E.E. Emygdio de Barros

Turma:

3ºC e 3ºD

Relato:

Na segunda visita ao colégio Emygdio de Barros, nos encontramos com o professor Mario Oliveira , as 6;55 da manhã. Em seguida dirigimo-nos até a sala de aula, onde o professor nos apresentou aos alunos e destacou a realização de um novo experimento.

Iniciamos dando o título do experimento e seu objetivo, entregamos folhetos sobre o experimento, em seguida mostramos a forma de montar as experiencias. Começamos a entregar os equipamentos para a realização das experiencias e outro folheto com um questionário a respeito de todas as experiencias que seriam realizadas.

No decorrer das experiências, todos os alunos puderam observar o fluxo da corrente elétrica na água pura e com sal, e também no grafite. E com isso puderam também conhecer os agentes principais num fluxo de correte elétrica.

Os questionários foram respondidos pelos alunos durante as experiências, além disso o professor Mario pediu outro questionário com as mesmas perguntas, questionário este que deveria ser entregue na próxima aula do professor. E assim conluimos mais um realização de um experimento em sala de aula.

ANEXO:

Nome:

Adriana de Souza

Escola:

Emygdio de Barros

Turma:

2ºF e 1ºI

Relato:

Nesta visita à escola assistimos as aulas do professor Giba no 2ºF e 1ºI. No início da aula no 2ºF, o professor nos apresentou e falou que estaríamos durante o semestre realizando algumas experiências, então pediu para que nós falássemos com a turma.

 O professor durante a aula revisou o conceito de temperatura e o conceito de calor, fez exercícios de transformação de escalas termométricas. Os estudantes dessa turma de segundo ano se mostraram bastante dispersos e pouco interessados na aula.

Na aula seguinte no 1ºI, novamente falamos com a turma sobre o nosso estágio no semestre e o professor iniciou a aula. O professor estava ensinando o conceito de aceleração, estes alunos fizeram questões e foram mais participativos durante a aula.

Durante este semestre, poderemos auxiliá-los em seu aprendizado ao apresentarmos experiências, que possam mostrar o conceito visto durante as aulas com o professor.

ANEXO:

Nome:

Dhienes Rocha Moura Quirino

Escola:

E. E. Professor Emygdio de Barros

Turma:

Diurno: 3ªA, 3ªB

Relato:

São Paulo, 27 de junho de 2013


No dia primeiro de abril de dois mil e treze, realizei minha segunda visita à escola. Neste dia, foi meu primeiro encontro, conhecendo o professor que administrará meu estágio. O professor Mario, bastante receptivo, se apresentou e conversamos brevemente sobre como trabalharíamos. Como nos encontramos a caminho de sua aula, já adentrei em sua primeira turma em que estagiarei, o 3ºA.

Estando como observador, acompanhei a dinâmica da turma e como o professor desenvolvia sua disciplina. A turma pareceu estar engajada com a disciplina, apesar de ser um tema complexo (eletrostática), os alunos a quem eu via acompanhar, aparentavam ter uma fácil recepção do conteúdo.

Na segunda turma, o 3ºB não foi muito diferente, apesar da disposição da sala ser outra (por opção dos alunos próprios alunos) que se organizam em cantos (sendo uma sala grande com poucos alunos). Perguntei a algum deles, enquanto o professor passava o conteúdo na lousa, sobre como eles se consideravam em relação à Física. Alguns aparentavam, como na turma anterior possuir alguma certa facilidade para acompanhar os alunos.

ANEXO:

Nome:

Diego Ortega e Rosangela

Escola:

Emygdio de Barros

Turma:
Relato:

São Paulo, 4 de abril de 2013-05-29
Tivemos o primeiro contato com o professor Giba e respectivamente com as turmas do primeiro e segundo ano do ensino médio.
Acompanhamos a interação dos alunos com o professor  fora e dentro da sala de aula.
Ficamos atentos a didática e dinâmica do professor e, após conversarmos diretamente com  ele, ouvimos as orientações para a apresentação de experimentos nas aulas posteriores.

Os alunos apresentam-se em diversos grupos, turmas. Essas podem ser divididas em 3

grandes Grupos: Os atentos (imensa minoria),os apenas dispersos e os indisciplinados, que dividem o restante da sala.

Todos prestam alguma atenção devido ao bom relacionamento com o professor apenas na hora de sua explicação.

ANEXO: