Nome:

Bruno W. Ting

Turma:

8B

Atividade:
Plano de Aula:

O intuito deste experimento é que os alunos entendam como é o funcionamento do detergente e como ele pode atuar na digestão, através da bile. Para tanto serão usadas três provetas, todas com água e óleo. A primeira tarefa será observar que de fato água e óleo não se misturam. Um desafio de se misturar os dois pode ser lançado e espera-se que os alunos percebam que mesmo agitando-se freneticamente uma das provetas, após um pequeno período de repouso a água a e o óleo voltam a formar duas fases.

Nas outras duas provetas será colocado detergente, mas em apenas umas delas irá se agitar os conteúdos. Na proveta não agitada espera-se que os alunos percebam que nada ocorreu, mas que na proveta agitada houve uma grande mudança, havendo a formação de uma única fase e espuma.

A ideia é então discutir os resultados do experimento, procurando explicar porque a água e o óleo não se misturam e como é a estrutura do detergente, que faz com que ele, de certa forma, façam os dois primeiros se misturarem. Por fim, será citado o exemplo da bile, que é um detergente natural do corpo humano e que está profundamente relacionado com a digestão de gorduras. O experimento em si é curto com o intuito de, novamente, abrir mais tempo para as discussões.

Roteiro: Documento Word Roteiro 7.doc