Data da apresentação: 24 aprile 2017
Nomes completos dos participantes:

Ana Flávia Meneghini Terra -No7657131

Caio Mendes dos Santos -No5936740

Carina Lima de Castro Jürgen Scorciapino -No8533402

Jéssica Lane Sciência dos Reis Brito -No8937973

Juliana de Oliveira Pachi -No8938081

Pedro de Souza Ganzeli -No5682265
Texto (AUTOR. Título):

AZANHA, José Mario Pires A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003, p. 53-74 (“Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica”).

Obra de arte: Presentazione Powerpoint 2007 G1 - Reflexão Sobre Formação de Professores.pptx
Reflexões do grupo:

Com as produções artísticas selecionadas, o grupo espera desconstruir algumas ideias vindas de modismos acerca da formação de professores e de teorias de aprendizagem. A desconstrução do mito de que é possível criar teorias de aprendizagem que se dirijam ao modelo único de aluno abre a visão do professor para a diversidade infinita desses estudantes, com suas diferentes demandas e características.  Essa ideia, consequentemente, implica em refletir sobre:

-qual foi/é o perfil do professor: tradicional, tecnico, inovador, transformador; 

-quais devem ser suas funções perante a escola e alunos, para melhor qualidade da educação.

Na busca de uma educação transformadora crítica, (que visa a formação de cidadãos críticos e participantes da sociedade onde vivem), um/a professor/a deve ser mediador/a na relação de aprendizagem. Assim, o protagonismo das crianças e jovens é valorizado, possibilitando que exerçam mais responsabilidade e ações significativas na instituição de ensino, na comunidade onde vivem e na sociedade onde está inserida.