Plano de Aula
Objetivos
A aula tem como objetivo ajudar na compreensão dos conceitos de energia cinética, potencial gravitacional e trabalho.
Como os alunos sentem dificuldade quando se envolve cálculo numérico, abordaremos as variações de energia e a perda dela (via trabalho do atrito) conceitualmente, perguntando se a variação de cada uma delas foi positiva ou negativa, maior ou menor do que outra situação.
Pré-requisitos
Conhecimento dos conceitos de energia cinética, energia potencial gravitacional e trabalho.
Dinâmica de Aula
Apresentação da atividade: Apresentar aos alunos o roteiro, explicando a relação com as aulas teóricas que tiveram em sala de aula.
Fazer uma primeira leitura junto à classe, tirando dúvidas que surjam ao longo da leitura.
Organização dos alunos: a sala será dividida em 5 grupos.
Conforme a disponibilidade dos trilhos para a experiência, é possível que cada turma tenha seu próprio trilho, possibilitando maior interação, ou na falta de maior quantidade, teremos 2 trilhos na frente da turma, que eles poderão usar para fazer o experimento.
Possíveis dificuldades: a atividade se baseia fortemente nos conceitos pré-requeridos. A ligação entre o conceito de trabalho e sua visualização na prática talvez não seja imediata.
Respostas esperadas: acreditamos que os alunos não esperem que uma bolinha chegará antes da outra. Após visualizar isso, não entenderão o porque. O experimento irá trazer a clareza do porquê, quebrando a corrida em pequenos trechos, facilitando a análise do acontecido.
Avaliação: o roteiro possui questões e tabelas a serem preenchidas.