Cheguei na escola por volta das 18h45min e fui direto para a sala dos professores, o Mário que faz dupla comigo já estava por lá e me apresentou a professora Guará. em seguida chegou a outra dupla que trabalhará conosco. Ficamos alguns minutos conversando na sala dos professores até tocar o sinal para a primeira aula.
A primeira turma que acompanhamos a Guará era um 3º semestre e por ser fechamento das notas do bimestre a cada aluno que ela chamava ela falava das suas notas e se deveria ou não fazer um trabalho extra. Ao final da chamada ela então escreveu três exercícios na lousa e pediu como trabalho para os alunos que eles elaborassem dois novos problemas para cada um dos exercícios que ela havia escrito, mudando os valores ou alguma variável.
Não sei se por causa da chamada mais longa ou por não estar acostumado com aulas simples me surpreendi quando tocou o sinal, praticamente não deu tempo para nada, pois quando nos preparávamos para tirar dúvidas dos alunos com relação aos exercícios já estava na hora de mudar de sala. Esta turma esta vendo eletricidade e os exercícios envolviam conceitos de diferença de potencial e potência de equipamentos. Na correria a Guará se esqueceu de nos apresentar, apenas brincou que éramos seus guarda-costas.
Mudamos para uma outra turma, esta um 2º semestre, eles estão vendo termodinâmica, nesta turma a Guará foi nos apresentando logo de cara e falou que estavamos lá para ajudá-los e tirar dúvidas, como conhicidentemente eles tinham que entregar um exercício que haviam feito em casa foi uma correria todo mundo querendo que nós déssemos uma olhada no exercício antes de entregar para a professora, neste instante vivi meus quinze segundos de pânico, eu pensava: - E se eu não souber resolver o exercício? Daí me veio a mente que deveríamos ter aproveitado o tempo que ficamos na sala dos professores para se interar da matéria e de quais atividades seriam desenvolvidas em sala de aula naquele dia. Felizmente ao ler o enunciado percebi que o exercício tratava de conversão de graus célsius em kélvin, só aí então, respirei aliviado. Bom após este primeiro susto a professora passou mais uns dois problemas e disse para os alunos resolverem, perguntei para ela se eu podia acompanhar os alunos na resolução destes exercícios e ela concordou até com algum entusiasmo, me aproximei então de um grupo e pude conversar com eles por uns quinze minutos sobre o exercício, a teoria a sua volta e sobre a física propriamente dita, uma aluna chegou a me perguntar como alguém pode escolher por livre e espontânea vontade estudar física, achei engraçado. Novamente toca o sinal sem que eu percebesse como o tempo passou rápido.
Nos despedimos dos alunos, prometendo voltar em duas semanas, e da professora Guará que foi muito simpática e receptiva, antes de deixarmos a escola ainda trocamos endereços de e-mail com a Guará para nos comunicarmos com ela antes da próxima aula.
Finalmente na saída, combinamos com o inspetor de alunos que nos acompanhou até a porta, que na próxima aula deixaremos os carros no estacionamento no interior da escola.