Resenhas
Uma Resenha crítica é um texto coerente e claro, escrito com as palavras de quem a escreve (não se pode copiar frases e ideias de outros autores sem cita-los; usa-se aspas para identificar as frases e ideias que não são do autor da resenha). NÃO É SIMPLESMENTE UM RESUMO. É preciso relacionar a palestra ao texto de apoio, explorando oque foi ouvido e lido e tecendo opiniões, quando as tiver. Contem um resumo dos assuntos principais do texto e da palestra, sob seu ponto de vista (livre-se de relatos textuais do que foi dito ou lido, relate com suas palavras), mas também analisa e opina sobre duvidas, lacunas, concordâncias, pontos fortes ou seus pontos de interesse.
Antes de finalizar sua resenha, pergunte-se:
1. Quem não foi à aula estará bem informado sobre o que foi apresentado pelo palestrantes ao ler apenas a minha resenha?
2. O texto está coerente e gramaticamente correto?
3. Quem não leu o texto de apoio, saberá do que ele trata e terá informações complementares às da palestra?
Atribuição de notas às resenhas no e-disciplina:
2,0 _ total atendimento (é claro que isso pode variar entre os professores)
1,5 _ a resenha apresentou a palestra de forma mais do que satisfatória, mas não trouxe informações sobre o texto de apoio
1,0 _ a resenha apresentou a palestra de forma satisfatória, mas não trouxe informações sobre o texto de apoio.
0,5 a 0,75 _ resenhas insatisfatórias, sintéticas a ponto de não abordar todos os pontos da palestra nem do texto, nem expressar a reflexão do aluno.