Apresentação da aula


Biodiversidade e Sociedade


Abertura de texto - semana 9


Nas últimas aulas, vimos os principais mecanismos de origem da biodiversidade e analisamos como as atuais espécies resultantes desses processos se relacionam entre si. Nesta semana, continuaremos no tópico biodiversidade e discutiremos sua importância para a sociedade, considerando aspectos éticos, científicos e econômicos.

Em um país como o Brasil, onde é enorme a riqueza de ecossistemas, é fundamental que nós, brasileiros, compreendamos a responsabilidade que temos na manutenção e conservação da nossa biodiversidade. Mas é importante também ponderar sobre o que é responsabilidade de cada um de nós e o que é responsabilidade das esferas governamentais, sejam elas nacionais ou internacionais.

A biodiversidade brasileira tem sido alvo de muitas polêmicas, principalmente no que diz respeito à nossa autonomia em gerenciá-la. Nesse sentido, quais os direitos (e/ou deveres) de outros países, muitos deles com um alto nível de desenvolvimento (gerado em grande parte pelo uso excessivo e desordenado de sua própria biodiversidade), ao se autodenominarem co-mantenedores de toda essa riqueza?

Nesta aula, discutiremos as dimensões da biodiversidade que colocam os conhecimentos científicos em diálogo constante com a sociedade, movimento cada vez mais importante nas nossas ações em sala de aula.