Competição


Competição interespecífica


A competição interespecífica ocorre quando duas populações de espécies diferentes, em uma mesma comunidade, apresentam nichos ecológicos muito semelhantes, existindo disputa por recurso que não é suficiente para as duas populações.

Os indivíduos de uma espécie sofrem redução na fecundidade, no crescimento ou na sobrevivência, como consequência da exploração de recursos (ex.: competições entre animais que disputam território) ou interferência de outra espécie (ex.: plantas que eliminam compostos químicos no solo e prejudicam competidoras).

Uma comunidade interessante para a exemplificação de competição interespecífica é o costão rochoso (Figura 8.4). Como a maioria dos organismos é séssil ou semisséssil, o espaço para fixação ou locomoção é fator de disputa. Existe a necessidade de espaço para a sobrevivência dos organismos adultos, bem como para o assentamento de larvas e propágulos. Outro recurso que se pode tornar limitante é a quantidade de nutrientes.

A radiação solar é, com certeza, um dos principais fatores determinantes da presença de algas e, nesse caso, a competição atua na “disputa” por um local menos sombreado. A regulação da taxa de competição, impedindo que a diversidade seja reduzida a uma única espécie favorecida por esse mecanismo, é atribuída à predação.

Figura 8.4
Figura 8.4: Costão rochoso.
Fonte:
http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/costao/zonacao/zonacao.htm