Predação


A predação


Um predador pode ser definido como um organismo que consome todo ou parte de outro organismo (sua presa), beneficiando-se e afetando negativamente a presa. Isso pode ocorrer devido à redução do crescimento, da fecundidade, ou até mesmo da sobrevivência da população de presas.

Predadores propriamente ditos matam suas presas logo após atacá-las e consomem diversos exemplares dessas presas durante suas vidas. Já os herbívoros são tipos de predadores que também atacam diversos exemplares de presas (no caso, plantas) ao longo da vida, mas consomem apenas parte delas e, geralmente, não as matam. Essas perdas de partes podem afetar o crescimento e/ou a fecundidade das espécies que servem de alimento. Mas, geralmente, as plantas podem compensar os efeitos da herbivoria.

A predação propriamente dita pode até produzir efeitos benéficos sobre uma população de presas. Isso ocorre porque as presas daquela população que não foram predadas podem experimentar uma redução na competição intraespecífica por um recurso limitante. A predação pode ainda permitir a coexistência de espécies competidoras, pois pode manter as densidades de diferentes populações em níveis baixos de tal forma que os recursos não se tornem limitantes e os indivíduos não entrem em competição.

Um exemplo de predação ocorre entre o tamanduá-bandeira e os cupins. Esse animal pode ainda se alimentar de formigas e larvas de besouro.


!!! Clique e conheça um pouco mais sobre o tamanduá-bandeira.