Apresentação da aula


Identificando o processo evolutivo


Abertura de texto - semana 5

Já vimos que o conceito de Evolução, em sua construção histórica, refere-se a modificações em grupos de organismos, passadas de geração a geração, ao longo do tempo. Compare estes dois exemplos de mudanças em populações de besouros. Qual deles é um exemplo de Evolução?

Besouros em dieta:

Imagine um ou dois anos de seca em um local, onde existem poucas plantas que uma determinada população de besouros possa comer.

Todos esses insetos têm as mesmas chances de sobrevivência e reprodução, mas, por causa das restrições alimentares, os besouros dessa população são um pouco menores do que os das gerações anteriores, que não estavam sujeitas à seca.

Figura 1 - semana 5


Besouros com uma cor diferente:

A maioria dos besouros na população (digamos 90%) tem os genes para a coloração verde brilhante e alguns deles (10%) têm um gene que os torna mais amarronzados. Após algumas gerações, as coisas mudaram: besouros marrons são mais comuns do que costumavam ser e, agora, compõem 70% da população.

Figura 2 - semana 5

Qual exemplo ilustra descendência com modificação (mudança na frequência gênica ao longo do tempo)?

A diferença de tamanho dos besouros no exemplo 1 surgiu por causa das influências ambientais (a baixa oferta de alimentos), e não por causa de uma mudança na frequência de genes. Portanto, não é um exemplo de evolução. Como o menor tamanho corporal nessa população não foi determinado geneticamente, essa geração de pequenos besouros vai produzir besouros que atingirão o tamanho normal se eles tiverem uma alimentação não restritiva. Já no exemplo 2, a mudança de cor corresponde a um processo evolutivo: essas duas gerações observadas de uma mesma população são geneticamente diferentes. Mas como isso ocorre? Há teorias que explicam como os organismos mudam ao longo do tempo, sendo a Teoria da Evolução a mais aceita entre os investigadores da área.