4.2. Quadro - Escalas

Escalas

Uma escala é um método de ordenação de grandezas físicas e químicas, qualitativas ou quantitativas, que permite uma dada comparação. Em desenhos esquemáticos, para representar o tamanho de um organismo ou de alguma estrutura de seu corpo, podemos utilizar uma escala numérica, que pode ser representada de maneira gráfica. A escala gráfica é representada sob a forma de um segmento de reta, normalmente subdividido em seções ao longo das quais são registradas as distâncias reais correspondentes às dimensões do segmento. A escala traduz assim a relação entre a distância no desenho e a correspondente distância na realidade, ou seja, indica quantas vezes a realidade foi reduzida ou aumentada.

Em trabalhos de campo, é comum realizar o registro fotográfico de um organismo próximo a um objeto de tamanho conhecido para se ter uma idéia generalizada do tamanho do espécime de interesse. Assim, são utilizadas moedas, réguas milimetradas, a mão de uma pessoa, etc. Representações esquemáticas mais precisas indicam um segmento de reta que corresponda a uma unidade métrica (ex: 1mm). Com este referencial é possível saber quantos milímetros existem em uma dada representação de um organismo qualquer, verificando quantos desses segmentos de 1mm podem ser inseridos, um após o outro, no desenho correspondente.

É possível fazer uma escala sob microscópio óptico, utilizando uma régua milimetrada como foi explicado no quadro informativo anterior sobre medida do tamanho. Também é possível comprar lâmina micrométrica com uma régua de tamanho diminuto, conhecida como gradícula, própria para observação ao microscópio óptico e estereomicroscópio.

Observação: consultar site abaixo quando ocorrer dificuldade com conversões de medidas. http://www.webcalc.com.br/conversoes/comprimento.html

Fonte(s): http://www.webcalc.com.br/


Figura 17: Uso de lâmina gradícula de 1mm, para fazer desenhos sob câmara clara (presente em modelos de Microscópio da ZEISS, Axioskop 2 plus, por exemplo)
Fonte: Cortesia do Profº Carlos Eduardo Falavigna da Rocha.