2.5. Etapa 5

Etapa 5

Coleta e Cultivo de Invertebrados de Água Doce - V

No laboratório:

Culturas:

C. Observação das culturas após uma semana ou mais:

  1. A observação deverá ser iniciada levando-se a placa contendo a cultura diretamente à lupa. O transporte da placa até a lupa deverá ser feito da forma mais cuidadosa possível para se minimizar ao máximo a movimentação da cultura. Verifique como é a distribuição dos organismos em relação aos grãos de arroz. Identifique a fauna encontrada.
  2. Para a observação mais detalhada dos organismos e sua identificação, faça uma preparação provisória como descrito abaixo:

Procedimento 1:

Transfira uma gota da cultura contendo algum substrato para uma lâmina limpa e cubra a preparação com uma lamínula limpa. Observe ao microscópio.

Procedimento 2:

Transfira uma gota da cultura contendo algum substrato para uma lâmina limpa, deite sobre a gota uma malha bastante esgarçada de fiapos de algodão, e cubra a preparação com uma lamínula limpa. O objetivo da malha é aprisionar os organismos em áreas mais restritas, ao mesmo tempo em que oferece um suporte à lamínula da preparação e ajuda a evitar o esmagamento dos organismos mais espessos. O excesso do meio pode ser removido com tiras de papel de filtro ou guardanapo de papel. Observe ao microscópio.

Para identificar os organismos, utilize a bibliografia indicada ou a galeria de fotos. Represente-os esquematicamente e anote o tipo de movimento que realizam e as particularidades que julgar importantes (ver procedimento no item Triagem, subitem 5).

Manutenção das culturas:

Mantenha as culturas em local abrigado do sol, de preferência cobertas com papel preto, folhas de jornal ou ainda em um armário fechado. Em cidades de clima frio, aqueça o local das culturas com aquecedor ou com uma ou mais luminárias com lâmpada de 25 W, mantidas acerca de 25 cm de altura em relação à bancada. Tais cuidados aumentarão as chances de as culturas perdurarem por meses e até por anos. Também é necessário que novos grãos de arroz sejam adicionados quando os existentes na cultura estiverem desaparecendo. A adição de mais água (gotejamento) será necessária para manter o nível do meio. Também é muito importante o cuidado de não se manipular substâncias venenosas, como formol e álcool, próximo ao local das culturas, ou introduzir na cultura pipetas e instrumentos já utilizados para manipular animais fixados ou produtos químicos.


Figura 09: Colocando alíquota da amostragem com auxílio de pipeta, lâmina e lamínula.
Fonte: Cortesia do Profº Carlos Eduardo Falavigna da Rocha.


Figura 10: Retirando o excesso do meio através de tiras de papel de filtro ou guardanapo de papel.
Fonte: Cortesia do Profº Carlos Eduardo Falavigna da Rocha.