Apresentação da aula


Astronomia na escola


imagem abertura - semana 10


Caro professor, chegamos ao final do nosso curso Universo e Ensino de Ciências!

É o momento de olhar a produção e avaliá-la.

Nesta aula, vamos avaliar a atividade didática, desenvolvida na aula anterior, de dois colegas.

A avaliação, do nosso ponto de vista, deve ser feita na perspectiva dialógica, procurando entender os sentidos atribuídos pelos colegas ao ensino de Ciências, à Ciência, em particular, o sentido do conhecimento do universo.

A perspectiva dialógica tem como pressuposto querer entender o outro. Assim, o resultado dessa postura é a construção da pergunta. É ela que permite o estabelecimento e a manutenção do diálogo. A pergunta é o começo da construção do conhecimento.

Certamente, vocês viram em outras aulas que o conhecimento científico vem sendo construído ao longo da história humana pelo debate e o confronto de ideias. Entretanto, também sabemos que a dimensão epistemológica da atividade científica não é suficiente para explicar o desejo de conhecer. Ensinar uma ciência e não incluir os valores e fins que atribuímos a ela é tratar essa forma de conhecer o mundo como se fosse independente do homem.

Assim, conhecer a proposta de outro não é só verificar as correções conceituais, mas também o valor e a finalidade da proposta. É raro que essas perspectivas sejam manifestadas nas propostas curriculares, mais ainda em uma atividade didática. Por isso, há a necessidade de diálogo, pois é ele que nos permite chegar ao sentido que o outro deu para a sua ação.

Essas ideias implicam a avaliação contínua e dialógica, a qual, mesmo em condições de trabalho muito duras, deveria ser utilizada com os nossos estudantes do ensino fundamental. Conhecer suas expectativas e ânsias é estabelecer um patamar mínimo para compreendermos a dimensão axiológica do seu saber. É uma chance de construir instrumentos mediadores significativos entre a sua vida pessoal, a vida coletiva e o Universo do qual fazemos parte.

Esperamos que este curso tenha feito algum sentido para a sua vida pessoal e profissional e que, esse sentido possa ser comunicado aos seus alunos.


!!! Recomendação: Leia todos os textos antes da atividade.