Apresentação da aula


Voltar à Terra


imagem abertura - semana 9


Caro professor, estamos quase chegamos ao final da nossa disciplina Universo e Ensino de Ciências. Ao longo desse percurso vimos como o olhar humano retratou o universo e como essa imagem foi se transformando, na medida em que desenvolvíamos ferramentas de mediação entre nós e o céu.

A percepção de que fazemos parte do Universo é tão fundamental quanto a percepção de que fazemos parte de uma sociedade, principalmente quando consideramos que o que fazemos com o universo fazemos com a sociedade e com nós próprios.

Assim, um dos interesses fundamentais que temos neste curso é o de criar essa consciência coletiva, que começa com os professores de ciências e é ensinada aos estudantes.

Criar essa consciência é um exercício de autoconhecimento, um exercício de tomada de conhecimento do universo.

Nesta aula, vamos “voltar à Terra” no sentido de que precisamos retomar a sala de aula.

Como você deve ter percebido, procuramos utilizar diversos gêneros discursivos, de modo que você tivesse várias alternativas de instrumentos mediadores que pudesse utilizar com seus alunos (jornais, textos científicos, históricos, softwares etc.).

Apresentamos nesta aula apenas dois textos: a já conhecida proposta curricular de ciências para o ensino fundamental II do estado de São Paulo e um texto de pesquisa, que analisa as atividades dos cadernos do estado procurando como a noção de espacialidade é tratada ao longo da proposta.

Somos da opinião de que o currículo é um organismo em movimento e sua execução é uma negociação que se dá em sala de aula e, por isso, é fundamental o papel do professor na sua concretização. É o professor quem define a abordagem e, pelo menos, deveria selecionar os conteúdos que mais se aproximassem dos elementos vivenciais de seus alunos, no mínimo como ponto de partida para o processo de ensino-aprendizado.

Nessa perspectiva, sua principal tarefa neste encontro é a construção de uma atividade de ciências que inclua os materiais utilizados neste curso, de modo que esteja organizada em temas que mais o sensibilizaram e despertaram o seu interesse no curso.

Nossa esperança é a de que você tenha atribuído valor e fim ao conhecimento do Universo ampliando sua dimensão axiológica.


!!! Recomendação: Leia todos os textos antes da atividade.