Apresentação da aula


Exoplanetas e a vida


imagem abertura - semana 8


As reflexões que fizemos na aula passada sobre as nebulosas, a vida e a morte dos sistemas solares nos conduzem a mais uma grande pergunta: há vida em outras regiões do universo? Mais ainda, se houver vida inteligente, será que conseguiremos algum dia comunicar-nos com ela?

Essa pergunta mobilizou pensadores em todas as épocas, mas, somente nos últimos quarenta anos, a humanidade conseguiu enviar ao espaço sondas e telescópios que lhe permitissem explorar o assunto. Apesar de estarmos num estágio inicial, a pesquisa sobre exoplanetas e vida em outros planetas tem adquirido grande relevância na astronomia atual.

Portanto, é sobre esse período que direcionaremos nosso olhar. Começaremos com o lançamento da Nave Voyager na década de setenta. Esta nave tinha a missão de sair do sistema solar em direção ao espaço cósmico. No seu percurso, deveria fotografar e enviar imagens dos planetas por onde passasse. Missão, aliás, que cumpriu com êxito. Hoje, a Voyager já ultrapassou os limites do sistema solar e é o objeto humano mais distante de nós (aproximadamente 120 U.A., o sistema solar tem 70 U.A.). Ela leva um disco com imagens e sons da Terra, saudações em diversos idiomas e informações sobre a nossa localização. Uma mensagem cósmica para outros habitantes do espaço.

Em seguida, abordaremos o controverso Projeto S.E.T.I., cuja sigla em inglês significa “Procura por Inteligência Extra-Terrestre”. Este projeto serve de tema para o filme “Contato”, que foi baseado no romance homônimo de Carl Sagan. O projeto tem como objetivo detectar sinais de vida inteligente em outras regiões do universo.

Finalmente, terminaremos nossa discussão sobre a atual pesquisa na detecção de exoplanetas, que são planetas que orbitam outros sóis da Via Láctea. Hoje, já se conhecem 5 planetas semelhantes à Terra. Será que há vida neles?


!!! Recomendação: Leia todos os textos e assista a todos os vídeos antes da atividade.