[Atividade] Sequência didática - 3a parte


Sequencia Didatica - 3a parte


Sequencia didática - parte 1


Nesta 3a etapa da elaboração da Sequência Didática (SD) deste Módulo II, daremos continuidade ao aperfeiçoamento dos elementos que constituem a SD já elaborados nas semanas anteriores: Título, Público Alvo, Problematização, Objetivos Gerais, Objetivos Específicos e Conteúdos. Todos estes dados continuam podendo ser editados. Temos nesta semana quatro novos itens que são: Dinâmica, Avaliação, Referências Bibliográficas e Bibliografia Utilizada. Este momento de elaboração é particularmente valioso, pois já é possível uma percepção mais ampla da SD e da inter-relação de todos seus componentes e do papel da problematização enquanto agente articulador. Esta percepção do conjunto propicia, desta forma, um melhor planejamento no sentido estabelecer os vínculos necessários entre os elementos que integram tal plano de ensino-aprendizagem. Esta é também uma oportunidade para o planejamento de ações em sala de aula que permitam a integração com outras áreas do conhecimento e/ou disciplinas e consequentemente para um plano de ensino melhor contextualizado.

Título: apesar de ser dentre os elementos da SD o mais simples o Título não deve ser menosprezado, pois por si só é capaz de atrair a atenção ou, pelo contrário, criar resistências no alunado. Desta forma, enfatizamos que o título deve ser atrativo como também é necessário que ele reflita o conteúdo e as intenções formativas.

Público Alvo: Lembramos que todos os elementos que descrevem o público alvo precisam ser apresentados neste item: a escola (Nome/Cidade) e Nível/Série/Semestre.

Problematização: Utilize os momentos de interação com o tutor para construir uma problematização acertada com a proposta da SD. É fundamental a atenção específica para o caráter articulador deste elemento.

Objetivos Gerais: Note que os objetivos propostos devem ser passíveis de serem atingidos, que os conteúdos devem refletir tais objetivos, que a metodologia deve propiciar para que sejam atingidos e que a avaliação é uma das formas de se verificar se foram efetivamente alcançados.

Objetivos Específicos: São um organizador detalhado das intenções de ensino, que auxiliam a planejar tanto a escolha das metodologias mais pertinentes a tal situação didática como nas formas de avaliação.

Conteúdos: Todos os elementos da SD são intrincados, você pode neste momento rever a pertinência da relação entre os conteúdos e os demais elementos da SD que você está desenvolvendo, principalmente no que se refere a uma possível integração da disciplina de ciências com outras áreas do conhecimento.

Dinâmica: As metodologias de ensino têm caráter fundamental, pois é principalmente através do desenvolvimento delas que as situações de aprendizagem se estabelecem. Dinâmicas variadas de ensino são importantes e necessárias desde que se mantenham fiel à estrutura e contexto social que a escola alvo ofereça. Lembre-se também que os momentos de avaliação devem estar previstos na dinâmica das aulas, com tempo necessário para seu desenvolvimento reservados dentre o total das oito aulas.

Avaliação: Os métodos avaliativos do processo de ensino-aprendizagem devem ser descritos neste item. Tais métodos de avaliação precisam ser condizentes com os objetivos e com os conteúdos previstos na sequência didática. Desta forma, o que se avalia deve estar diretamente relacionado com o que se pretende ensinar.

Referências Bibliográficas: Este item se relaciona com as obras, livros, textos, vídeos, etc que efetivamente serão utilizadas no desenvolvimento das aulas propostas.

Bibliografia Utilizada: Neste espaço devem ser apresentados os trabalhos utilizados para estruturar os conceitos, metodologias de desenvolvimento e/ou avaliação, ou seja, aqueles que foram utilizados na elaboração da SD ou aquelas que servem como material de apoio e estudo ao professor que irá aplicar tal sequência Didática.

!!! Clique aqui para dar sequência à atividade.