Apresentação da disciplina


O professor e a Educação em Saúde


Abertura - semana 1


Prezado(a) professor(a),

Nesta disciplina abordaremos um assunto muito presente na sala de aula e no dia a dia de qualquer pessoa: Saúde humana.

Sua experiência já deve ter mostrado que esse tema desperta um enorme interesse na classe. Todos têm alguma estória para contar, algum depoimento a trazer, alguma pergunta a fazer. Nesse aspecto, as aulas já começam com um ponto a seu favor: a motivação, a curiosidade e o interesse dos alunos. Portanto, trata-se de manter vivos essa motivação e esse interesse para que nosso trabalho na sala de aula seja eficaz. Como fazer isso?

Quando o tema é Saúde, o professor é visto ora como médico, ora como farmacêutico, ora como terapeuta e consultor dos mais diferentes problemas envolvendo questões sobre doenças. Afinal de contas: qual é o nosso papel na abordagem do tema Saúde? O que é de nossa competência fazer e ensinar? O que devemos priorizar na elaboração de nossas sequências didáticas?

Nossa intenção, nos tópicos ao longo dessa disciplina, é discutir com você um pouco dessas questões e, juntos, buscar caminhos para as respostas que procuramos. Para isso, apresentaremos alguns conceitos básicos referentes à saúde, tentando entendê-la como um bem individual e coletivo. Estarão presentes, também, discussões sobre as características gerais das principais doenças e sua prevenção, bem como algumas propostas sobre o trabalho desses temas em sala de aula.

Esperamos que você esteja motivado. Nós estamos!