11. As células adiposas

Finalmente, como um último exemplo, vale a pena mencionar as células adiposas, ou adipócitos (Figs. 19, 20). Estas células pertencem a um tipo especial de tecido conjuntivo (tecido adiposo) que se encontra espalhado por várias regiões do corpo. Constitui o maior depósito corporal de energia sob a forma de lipídios (triglicerídios). Além deste papel energético o tecido adiposo, localizado abaixo da pele, modela o corpo humano, forma “almofadas” que absorvem choques (como na planta dos pés) e servem de isolamento térmico ao organismo.

Existem adipócitos que exibem apenas uma gotícula de lipídio que ocupa quase todo o citoplasma (formando o tecido adiposo amarelo ou unilocular) enquanto que outros apresentam numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias (constituindo o tecido adiposo marron ou multilocular). Estes últimos têm uma distribuição corporal mais limitada e são muito encontrados, por exemplo, em animais que hibernam.

Neste particular, sabe-se que, sob determinadas situações de estímulo, as mitocôndrias dessas células, ao mesmo tempo que metabolizam lipídios acumulados em seu citoplasma, desacoplam o mecanismo de forforilação oxidativa mitocondrial, impedindo a produção de ATP pela ATP sintase. A energia produzida com a queima de lipídio é pois transformada em calor, essencial para a termoregulação dos mamíferos, incluindo os recém-nascidos humanos que também apresentam regiões do corpo com este tipo de tecido adiposo.

Desenho esquemático de uma célula adiposa amarela ou unilocular
Figura 19: Desenho esquemático de uma célula adiposa amarela ou unilocular, exibindo uma única gotícula lipídica em seu citoplasma (A), e de uma célula adiposa marrom ou multilocular, que apresenta várias gotículas de lipídio e abundância de mitocôndrias.

Fonte: KARP, G. - Cell molecular biology. New York, J. Wiley, 1996.

Micrografia eletrônica de um tecido adiposo marrom
Figura 20: Micrografia eletrônica de um tecido adiposo marrom. Note a grande quantidade de gotículas de lipídio (Lp) e de mitocôndrias (Mi). N - núcleo; V - vasos sanguíneos permeando o tecido.

Fonte: POLLARD, T.D. & EARNSHAW, W.C. – Biologia celular. Rio de Janeiro, Elsevier, 2006.

Assista: