1. Iniciando a conversa

Os objetivos específicos deste tópico da disciplina são:

• Organizar a aprendizagem apresentando o texto com uma visão integrada da célula, seus processos e suas funções, bem como descrição de possíveis estratégias para tratar esse conteúdo no Ensino Médio; 

• Complementar os estudos da disciplina tendo contato com os principais tipos celulares humanos. 

Depois de muito trabalho, finalmente estamos chegando à penúltima semana de atividades de nossa disciplina. Experimentamos um grande aprofundamento nos conteúdos específicos da Biologia Celular e abordamos diferentes estratégias didáticas para abordar essa temática no Ensino Médio, como:

• Interpretação de texto visando a aproximação da matéria com o cotidiano do aluno; 

• Utilização de animações;

• Elaboração de mapas conceituais.

Mas e as aulas práticas? Embora sua preparação seja bastante trabalhosa, o estímulo e a aprendizagem por elas proporcionadas são excelentes. Outro recurso poderoso é a utilização de jogos. O grupo da área de Educação/Difusão do Centro de Estudos do Genoma Humano (Instituto de Biociências da USP) desenvolve um trabalho de ótima qualidade que aborda diferentes temas, entre eles, a Biologia Celular. Você pode conhecê-lo em http://genoma.ib.usp.br/educacao/projetos.html.

O site possui vários protocolos de aulas práticas, jogos que podem ser baixados da internet e utilizados em sala de aula, bem como informações sobre o Projeto Célula Gigante. Vale a pena conferir! Essa é uma dica valiosa!

Também gostaríamos de convidá-lo a explorar um tema mais ilustrativo de nossa disciplina de Biologia Celular: os diferentes tipos celulares dos seres humanos. Esse conteúdo é bastante curioso, pois, até o momento, exploramos o que as células têm em comum. 

Nesse tópico, abordaremos as características particulares dos principais tipos celulares dos seres humanos, com ênfase em seu aspecto funcional. Também daremos especial destaque a um tipo celular muito comentado atualmente: as células–tronco.

Na semana que vem, na última da disciplina, trataremos de um assunto que faz a ponte entre as áreas de Biologia Celular e Botânica: a Célula Vegetal.