5. O tecido Muscular e o tecido Nervoso

O tecido muscular (Fig. 5), por outro lado, é constituído por células alongadas ricas em filamentos protéicos citoplasmáticos que lhes conferem a função de contração. Finalmente, o tecido nervoso (Fig. 6) é composto por diferentes tipos celulares, entre os quais se destacam os neurônios (Fig. 7).

Estas células são, basicamente, formadas por um corpo celular que emite longos prolongamentos (dendritos e axônios) que se comunicam com prolongamentos de outras células, formando verdadeiras redes neuronais responsáveis pela geração, recepção e transmissão de impulsos nervosos.

Micrografia eletrônica de uma célula muscular cardíaca

Figura 5: Micrografia eletrônica de uma célula muscular cardíaca. Note a abundância de filamentos contrácteis no citoplasma. N - núcleo; M - mitocõndria; RS: cisternas do retículo sarcoplasmático.

Fonte: Original

Tecido nervoso

Figura 6: Tecido nervoso. Esquema de um corte transversal da medula espinhal mostrando detalhes da chamada substância cinzenta (à esquerda) que contém, basicamente, os corpos celulares dos neurônios (e células acessórias), e da substância branca, rica em axônios (fibras nervosas envoltas por membranas que constituem as bainhas de mielina).

Fonte: HAM, A. W. Histology. 5th Ed. J. B. Lippincott Company. 1965.

g Desenho esquemático de um neurônio motor formado

Figura 7: Desenho esquemático de um neurônio motor formado, basicamente, por um corpo celular e prolongamentos (dendritos e axônio). As células de Schwann e os oligodendrócitos são reponsáveis pela produção da mielina, que age como um isolante na condução do impulso nervoso.

Fonte: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 10ª Ed. Guanabara Koogan S.A. 2004.

Assista: