4. O tecido conjuntivo

Os tecidos conjuntivos (Figs. 3, 4), ao contrário dos epiteliais, são caracterizados pela presença de um número relativamente menor de células e por uma grande quantidade de material extracelular, produzido pelas próprias células, denominado de matriz extracelular. Esta matriz tem uma composição bastante complexa, constituída por proteínas fibrosas, glicoproteínas, carboidratos complexos (como glicosaminoglicanas) e outras macromoléculas. Estes tecidos têm um papel importante na manutenção da forma e sustentação do corpo. Apresentam uma diversidade morfológica e funcional bastante grande.

Entre os tecidos conjuntivos estão aqueles que preenchem espaços entre agrupamentos de células, presentes em praticamente todo o corpo, onde se observam a ocorrência de células muito características, como fibroblastos e macrófagos, sendo os primeiros responsáveis principalmente pela produção de colágeno e elastina, e os segundos caracterizados por sua ação fagocitária.

Os tecidos conjuntivos também suportam células epiteliais, formam os tendões e constituem tecidos mais especializados, como o tecido adiposo, o hematopoético da medula óssea (que produz as células do sangue) e o ósseo.

Esquema simplificado geral dos variados tipos celulares que compõem o tecido conjuntivo, derivados de células-tronco pluripotentes
Figura 3: Esquema simplificado geral dos variados tipos celulares que compõem o tecido conjuntivo, derivados de células-tronco pluripotentes.

Fonte: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 10ª Ed. Guanabara Koogan S.A. 2004.

tecido_fig_04
Figura 4: Imagem histológica de um tipo de tecido conjuntivo (denominado de frouxo) mostrando uma matriz extracelular abundante que envolve um número relativamente pequeno de células. As células alongadas no centro da imagem são fibroblastos, tipo celular muito comum em tecidos conjuntivos, responsável pela produção de colágeno, proteína extremamente resistente e encontrada em grande quantidade na matriz extracelular.

Fonte: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 10ª Ed. Guanabara Koogan S.A. 2004.

Assista: