1. Iniciando a conversa

Os objetivos específicos do Primeiro Tópico do Tema 3 são:

  • Identificar a estrutura e as funções da mitocôndria;
  • Entender o processo de geração de ATP;
  • Identificar a estrutura e as funções do peroxissomo;
  • Compreender a origem e as doenças associadas aos peroxissomos.

Nesta semana, vamos estudar duas importantes organelas citoplasmáticas, a mitocôndria e o peroxissomo.

A mitocôndria é uma das organelas mais conhecidas e mais detalhadas pelos livros didáticos, incluindo aspectos morfológicos e bioquímicos. Em contraposição, temos o peroxissomo, pouquíssimo conhecida e, quase sempre, negligenciada pelos livros didáticos. Entretanto, como veremos na aula desta semana, ela possui uma função vital em nossas células, principalmente no fígado. A disfunção destas desconhecidas organelas causa diversas doenças gravíssimas, que resultam em indivíduos bastante debilitados e que dificilmente sobrevivem por muito tempo.

Antes de falarmos da mitocôndria, vamos fazer a leitura desta reportagem: http://www.agencia.fapesp.br/materia/10980/divulgacao-cientifica/troca-de mitocondria.htm .

Normalmente, associamos a mitocôndria apenas ao processo de respiração celular, mas a reportagem nos indica outro encaminhamento possível para iniciarmos as aulas no Ensino Médio de forma a chamar a atenção dos estudantes. Muito interessante, não é?

Além disso, as mitocôndrias possuem características bastante peculiares, como a presença de um DNA próprio, muito semelhante ao das bactérias. Como isso será possível?

Deste modo, vamos saber mais sobre estas organelas oxidativas. Afinal, o que são organelas oxidativas?

Convidamos você a descobrir explorando as webaulas.

Bom estudo!