Apresentação da aula


O tempo geológico


Imagem de abertura de texto - semana 5


A geologia, sendo uma ciência histórica, tem o tempo como um de seus conceitos básicos. O tempo geológico é importante para compreender os processos de transformação que ocorreram na crosta terrestre.

Como destacado por PEDRINACI (1993), dos conteúdos que integram os currículos de ciência da natureza na educação básica, o conceito de tempo geológico é o que apresenta maiores dificuldades de aprendizagem, devido à sua complexidade e aos princípios que o fundamentam. Alguns estudos revelam que os alunos de geologia no ensino médio (em países como a Espanha, onde há a disciplina de geologia nessa etapa de ensino) não modificam sensivelmente sua percepção sobre o tempo geológico.

Como abordar o conceito de tempo geológico no ensino fundamental? A História das Ciências apresenta-se como um instrumental importante para compreendermos a complexidade de determinados conceitos, os obstáculos epistemológicos para a sua apreensão e as dificuldades de compreensão que os alunos possam apresentar. A análise sobre a construção do conhecimento geocientífico pode apontar para orientações relevantes sobre o modo de abordar as dificuldades, sugerindo-nos o uso de conceitos-chave e a necessidade de introduzir novas metodologias de ensino que tornem o aprendizado mais efetivo.

A construção histórica do tempo é um fator abstrato e depende da sociedade que o constrói. Cada área do conhecimento estuda algumas dimensões, que variam desde segundos até bilhões de anos. As ciências ambientais estão incorporando cada vez mais, em suas análises, a dimensão tempo em diversas escalas: seja o tempo geológico, para determinar as transformações ocorridas nas esferas inanimadas e animadas da Terra, seja a história de curta duração, que se ocupa das grandes mudanças realizadas nos últimos tempos.