Apresentação da disciplina


Terra e Educação em Ciências


A representação anterior foi elaborada por uma estudante da 5ª série de uma escola pública do município de Campinas, durante o ano de 1999. Antes de atentar para a equivocada representação do planeta Terra desenvolvida pela aluna, esta imagem nos conduz a algumas reflexões. Uma primeira indica que os estudantes têm suas representações sobre o planeta em que residimos e, em muitos casos, essas representações são visões que não correspondem à realidade que cerca os conceitos científicos. Outra reflexão a que podemos chegar facilmente se relaciona à atual necessidade de contemplarmos o estudo do planeta em nossas aulas, não só para aceder ao rigor conceitual e científico da terminologia, mas, fundamentalmente, para que possamos nos relacionar com o nosso planeta de modo inusitado e diferente daquele ocorrido até os nossos dias.

A partir de agora, faremos uma viagem rumo à compreensão do planeta Terra, sua estrutura, sua formação, seu vínculo com a compreensão da educação ambiental, a importância dessa compreensão para nós professores, que abordamos conceitos científicos na sala de aula. O estudo do planeta Terra em sua totalidade é realizado, atualmente, em diversos ramos do saber dedicados às Geociências. Como não há uma disciplina específica de geologia ou de geociências no currículo da educação básica no Brasil, há muitas dúvidas entre os professores e alunos sobre o que são geociências, o que gera ainda mais dúvidas sobre como abordar essa matéria no ensino fundamental.

Neste módulo, abordaremos alguns conceitos sobre as geociências, assim como suas relações com o ensino de ciências e a educação ambiental.