Apresentação da disciplina


O ensino das ciências


O trabalho de um professor é ensinar de modo a favorecer a aprendizagem dos alunos. Podemos dizer isso de todos os professores, em diferentes escolas e disciplinas. Mas o que há de especial/diferente em ser um professor de ciências? Se disser que nos diferenciamos dos demais professores pelo fato de ensinarmos o conteúdo das ciências em nossas aulas estaremos dizendo algo correto, mas ainda incompleto. Somos professores “disciplinares”, no sentido de que ensinamos uma área do conhecimento bem definida e, dessa forma, precisamos ter, além do domínio técnico conceitual de seu conteúdo, também conhecimento de suas formas de produção, seus limites de validade, as relações que estabelece com a sociedade e com as outras formas de conhecimento etc. De modo breve, precisamos: saber ciências; saber sobre a ciência e saber sobre os usos da ciência.

Além disso, trabalhamos em um contexto particular: a sala de aula, seriada em escolas de educação básica. Seria o nosso trabalho diferente se fôssemos preceptores de um único aluno, como nos casos de filhos de nobres e imperadores do passado? Ou ainda se nossas salas de aula não fossem seriadas? Sem dúvida nossa atuação seria diferente! Nossa atividade como docentes do Ensino Fundamental é fortemente marcada pelo contexto em que se estabelecem as relações com os alunos e com o conhecimento. Eis que temos o terceiro elemento a ser considerado: os alunos. Este é o aspecto mais fácil de ser percebido como importante. Os alunos que habitam nossas salas de aula determinam o que pode e não pode ser ensinado. Os docentes com uma vida profissional mais longa percebem isso com mais facilidade. Os estudantes que encontramos no início de nossa carreira profissional são, em geral, muito diferentes daqueles que encontramos décadas depois. Nesta disciplina do curso de especialização, estaremos interessados em aprofundar nosso conhecimento sobre as ciências e ser capazes de reconhecer os limites e as possibilidades do ensino que podemos realizar com ele. Os temas a serem abordados serão:

• Problemas e Conhecimento Científico;

• Ciências e Historicidade;

• Bases do Conhecimento Científico;

• Equipamentos, Técnicas e Métodos Científicos;

• Fenômenos, Teorias e Experimentos;

• Experimentação;

• Curiosidade e Imaginação na Ciência;

• Natural e Artificial;

• Concepções Públicas da Ciência.



*** Importante ***

O principal meio de navegação no ambiente é através do roteiro. Nele se encontram todas as informações necessárias para o desenvolvimento correto das atividades. Caso já tenha navegado por ele e queira novamente acessar os recursos/atividades, você poderá utilizar os links fora dele.