Apresentação da aula


Sistema Endócrino e Reprodutor


Semana 9 - abertura


Todos nós já ouvimos a célebre frase: o ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre. E é justamente na reprodução que encontramos a mais importante função desempenhada pelos organismos em geral. É através da recombinação por crossing over na produção dos gametas e da reprodução sexuada que os indivíduos misturam seus genes e geram novas combinações de alelos nas futuras gerações. Estas novas combinações são fundamentais para a variabilidade genética da espécie e também são a “matéria-prima” para a evolução e seleção natural dos genótipos mais adaptados aos diferentes ambientes. Dessa forma, é através da reprodução que nossos genes são perpetuados nas gerações vindouras, que continuam evoluindo ao longo do tempo.

No momento do planejamento de suas aulas, pense no tema reprodução como sendo um excelente exemplo de integração entre os sistemas reprodutor e endócrino. É justamente aqui que podemos trabalhar todo o conceito de controle do corpo por hormônios e as modificações que sofremos ao longo de nossas vidas, relacionando, por exemplo, as mudanças corporais que acontecem na puberdade com a alteração nos níveis de produção dos hormônios sexuais. É no início da puberdade que temos a oportunidade de integrar um conhecimento teórico do funcionamento do corpo humano com mudanças que os próprios alunos estão vivenciando naquele momento.

Ademais, sempre que falamos de reprodução, temos de levar em consideração o amadurecimento da sexualidade dos alunos, além de lidar diariamente com dúvidas relacionadas ao sexo, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. Assim, é praticamente impossível dissociar reprodução da sexualidade, principalmente na fase de mudanças pelas quais estão passando os alunos. Os estudantes entendem de maneira superficial os conceitos relacionados à reprodução, principalmente no tocante aos aspectos macroscópicos, uma vez que envolvem questões bastante próximas do seu cotidiano. A banalização do sexo, principalmente nos meios de comunicação, pode, muitas vezes, propiciar a fixação de conceitos errados ou incompletos sobre as características sexuais e reprodutivas, e é papel do professor de ciências ajudar no melhor entendimento dessas questões tão cruciais.

Dessa maneira, dada a importância do tema e também a vastidão de informações existentes sobre ele, dividiremos esta atividade em duas partes. A atividade desta semana será mais voltada para a anatomia e o funcionamento dos sistemas genitais masculino e feminino, bem como para o seu controle hormonal. Já, na atividade da próxima semana, trabalharemos temas como sexo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos.

Antes de prosseguirmos o nosso tema da semana, reflita sobre a seguinte questão: Como acontecem as mudanças no corpo durante a puberdade? Qual o papel dos hormônios no aparecimento das características sexuais secundárias? Como isso afeta as mudanças de comportamento dos indivíduos?