Sistema Digestório


Visão geral do Sistema Digestório e suas funções


Assista aos vídeos sobre sistema digest ório na ordem em que são apresentados e, depois, leia o texto abaixo.


De maneira geral, os órgãos que compõem o sistema digestório podem ser divididos em duas classes quanto ao seu papel na digestão: o trato gastrointestinal e os órgãos digestórios acessórios. O trato gastrointestinal é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Já os órgãos digestórios acessórios são representados pelos dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Esses órgãos acessórios desempenham uma série de ataques físicos e químicos ao alimento ingerido para que este possa ser quebrado em partes menores que podem, depois, ser utilizadas por nossas células. As funções resumidas de cada uma das estruturas que compõem o trato gastrointestinal podem ser encontradas a seguir:

  • Boca: Inicia a trituração dos alimentos pela ação da mastigação, bem como promove a mistura desses alimentos com a saliva. A saliva contém enzimas que ajudam na digestão dos açúcares.
  • Faringe e Esôfago: A faringe e o esôfago são parte do tubo que liga a boca ao estômago.
  • Estômago: Liga o esôfago ao intestino delgado. Em seu interior, o alimento é misturado com enzimas digestivas, que iniciam a quebra das proteínas. Além disso, seus movimentos também promovem a mistura do alimento com as enzimas, facilitando a sua ação.
  • Pâncreas: Suas enzimas digerem o amido, o glicogênio, as proteínas, os triglicerídeos e os ácidos nucleicos. O suco pancreático é misturado ao alimento, no início do intestino delgado, em uma porção conhecida como duodeno.
  • Fígado e Vesícula Biliar: Respectivamente, locais de produção e armazenamento da bile, que é responsável pela emulsificação de triglicerídeos.
  • Intestino delgado: É dividido em duodeno, jejuno e íleo, e é altamente adaptado à digestão e absorção de nutrientes, íons e eletrólitos, e água.
  • Intestino grosso: Responsável pela absorção de eletrólitos, água e vitaminas, além de ligar o intestino delgado ao ânus.

Assim sendo, o sistema digestório desempenha seis funções básicas:

1 – Ingestão: Captação de alimentos e líquidos pela boca.

2 – Secreção: Diariamente, as células do trato gastrointestinal e dos órgãos acessórios secretam cerca de sete litros de água, ácidos, tampões e enzimas no lúmen deste trato.

3 – Mistura e propulsão: Contrações e relaxamento dos músculos lisos do trato gastrointestinal misturam alimento e secreções, e impulsionam o alimento em direção ao ânus.

4 – Digestão: Pode ser mecânica e química. Na mecânica, os dentes mastigam e cortam os alimentos em pedaços menores, misturando-os com as enzimas digestivas. Este processo também é realizado pelos músculos lisos do estômago e do intestino delgado. Já na digestão química, as enzimas degradam, em partículas menores, as grandes moléculas de carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos.

5 – Absorção: Passagem de pequenas moléculas, íons e fluidos ingeridos e secretados para as células epiteliais do trato gastrointestinal. Depois disso, estas substâncias passam ao líquido intersticial e, daí, para o sangue ou para a linfa, circulando por todo o corpo.

6 – Defecação: Eliminação, pelo ânus, de resíduos, substâncias que não puderam ser digeridas, células descartadas do trato gastrointestinal e materiais digeridos que não foram absorvidos. O material eliminado é denominado fezes.

Figura 1 - semana 7

Figura 1 - Sistema Digestório