Apresentação da aula


Sistema Imune e Linfático


Semana 6 - abertura


Na interação com o ambiente e com outros seres vivos, o organismo humano passa por diversas tentativas diárias de invasão por parte de micro-organismos patogênicos e oportunistas. Apesar de nosso organismo ser bem protegido pela pele e pelas membranas que revestem nossos órgãos internos, é praticamente impossível evitar a entrada de substâncias nocivas ou micro-organismos invasores. Assim, caso a invasão ocorra, nosso corpo conta com um eficiente sistema de reconhecimento e combate a esses micro-organismos. Conhecemos tal sistema como sistema imunológico.

Entretanto, apesar de os alunos saberem que o sistema imunológico é o responsável pela defesa do corpo contra os micro-organismos, bem como a existência de patógenos como vírus e bactérias, é grande a lacuna de conhecimento sobre o funcionamento do sistema imunológico, além do quase completo desconhecimento do sistema linfático e seu papel nas defesas do organismo. Além disso, os alunos desconhecem a existência de doenças autoimunes, suas causas e consequências. Assim, na atividade desta semana, trabalharemos os conhecimentos relacionados à defesa do corpo contra micro-organismos. Trabalharemos ainda a integração dos sistemas imunológico e linfático, de modo a fornecer uma visão integrada da importância do bom funcionamento desses sistemas para a saúde humana.

Entretanto, antes de começarmos, reserve um tempo e reflita sobre as seguintes perguntas: “Qual a diferença entre os tipos de proteção que nosso corpo apresenta contra a invasão de micro-organismos? Qual o papel do sistema linfático nesse processo?”