Apresentação da aula


Sistema Nervoso e o Órgãos dos sentidos


Semana 3 - abertura


“Penso, logo existo.” A famosa frase do grande filósofo e matemático francês René Descartes é a conclusão a que chega, após uma enorme batalha mental por duvidar de sua própria existência. Após muito refletir, Descartes conclui que, se é capaz de duvidar da própria existência e, ainda sim, pensar sobre isso, ele realmente existe, por ser um ser pensante, que tem a capacidade de refletir sobre sua própria existência.

E é através do cérebro, o órgão mais complexo que existe em nosso corpo, que tomamos consciência de nós mesmos e percebemos o mundo à nossa volta. Essa percepção é fundamental para nossa sobrevivência e, embora muitas vezes nem percebamos que essa percepção está ocorrendo, ela age continuamente, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Um bom exemplo é a percepção da temperatura ambiente pelo nosso corpo. Sempre que a temperatura ambiente baixa muito, fazendo com que nosso corpo perca calor corporal, nosso sistema de percepção corporal nota as mudanças e desencadeia uma série de respostas na tentativa de aumentar novamente a temperatura e fazê-la voltar ao normal. Essa série de respostas inclui o eriçamento dos pelos, tremores musculares e tentativas de proteger a porção torácica do corpo. Da mesma maneira, quando a temperatura aumenta muito, o mesmo sistema de percepção aciona outros mecanismos, como a produção de suor, em uma tentativa de manter nosso corpo em uma temperatura de funcionamento ótima.

Como podemos ver, a tarefa de perceber o mundo à nossa volta é muito complexa e interliga diversos sistemas corporais, sendo que todos os estímulos e respostas são integrados em nosso sistema nervoso. Dada a complexidade do tema, essa atividade será dividida em duas partes. Nesta primeira semana, vamos trabalhar com a complexidade do sistema nervoso central e periférico, além de trabalharmos um pouco das funções complementares exercidas pelo sistema nervoso autônomo. Na próxima semana, trabalharemos mais especificamente questões relacionadas aos órgãos sensoriais e à percepção do mundo à nossa volta.

Quanto ao conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, em geral, percebemos que eles têm uma noção de que as informações externas são captadas de alguma forma e interpretadas pelo cérebro, que dispara uma resposta interna (processo disparado no interior do corpo) ou externa (ações ou modificações visíveis). Entretanto, os alunos desconhecem quase totalmente quais tipos de estímulos são percebidos por cada órgão sensorial e muito menos sabem como acontece a interpretação e integração desses estímulos por parte do nosso cérebro.

Entretanto, antes de darmos início às atividades da semana, pare por uns minutos e reflita sobre como acontece, em seu cérebro, a integração dos diferentes estímulos que recebemos do mundo exterior.