Concepções prévias


Sondagens sobre concepções prévias dos alunos: como proceder?


Existem algumas metodologias que, normalmente, são aplicadas na sondagem das concepções prévias dos alunos sobre os temas que serão trabalhados durante as aulas. Nos estudos realizados no Brasil, os mais utilizados são desenhos livres, questionários e entrevistas, ou ainda uma mistura dessas metodologias. Em alguns estudos realizados na Espanha, os pesquisadores solicitam também que os alunos construam mapas conceituais, o que não parece ser o caso para a nossa realidade.

A utilização de entrevistas sempre parece ser a metodologia em que se consegue extrair mais informações, devido à própria natureza informativa de um diálogo. Entretanto, por vezes, essa metodologia é inviável, dado o número de alunos presentes nas salas de aula. Quando trabalhamos com questionários, as questões devem ser simples e suficientemente amplas para que os alunos possam expressar seus conhecimentos sem receio.

É importante deixar bem claro aos alunos que, para esse questionário, não existe “certo” ou “errado”, mas, sim, que essas respostas ajudarão o professor a planejar melhor o andamento das aulas.

Por fim, o uso de desenhos também se mostra uma alternativa, na qual é solicitado ao aluno que desenhe seu corpo por dentro e por fora, colocando dentro todos os órgãos que ele acredita que estejam dentro do corpo.

A análise desse material lhe permitirá descobrir quais as concepções mais comuns que os alunos já trazem sobre o tema, quais os erros e onde esses conceitos precisam ser mais bem trabalhados.

A seguir, veremos dois exemplos sobre estudos voltados para o reconhecimento das concepções prévias apresentadas pelos alunos sobre temas relacionados ao Corpo Humano em geral.