Abordagem dos sistemas


Abordagem integrada dos sistemas corporais


Nessa proposta, trabalharemos a opção de identificação de funções vitais desempenhadas pelo corpo humano e a integração necessária dos sistemas que participam dessas funções. Essa proposta vem ao encontro da superação das dificuldades encontradas, atualmente, na compartimentação dos sistemas no ensino do corpo humano nas aulas de ciências e também nas aulas relacionadas à fisiologia humana, em séries mais avançadas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “o corpo humano deve ser visto como um todo dinamicamente articulado; os diferentes aparelhos e sistemas que o compõem devem ser percebidos em suas funções específicas para a manutenção do todo. Importa, portanto, compreender as relações fisiológicas e anatômicas”. Diz ainda que “Tanto quanto as relações entre aparelhos e sistemas, as interações com o meio respondem pela manutenção da integridade do corpo. A maneira como tais interações se estabelecem, permitindo ou não a realização das necessidades biológicas, afetivas, sociais e culturais, fica registrada no corpo. Por isso se diz que o corpo reflete a história de vida do sujeito,”

Com base nessas premissas, pretendemos trabalhar uma abordagem de ensino um pouco diferente da tradicional. Procuraremos, ao longo das atividades semanais, estruturar uma concepção de corpo como um todo, ou seja, um sistema integrado e articulado. Trabalharemos também as diferentes especificidades dos sistemas, mas sempre buscando a melhor abordagem para facilitar a integração com o funcionamento de outros sistemas relacionados. Além disso, procuraremos trabalhar a inserção do homem dentro da sociedade e do ambiente em que vive. As abordagens tradicionais isolam o indivíduo do resto do ambiente, apresentando a ideia de que ele é autossuficiente. Entretanto, essa abordagem é equivocada, uma vez que o homem e todos os outros seres vivos trocam constantemente matéria e energia com o meio. Além disso, tentaremos encaixar algumas atividades, como a relacionada com sexualidade e reprodução, dentro de um contexto social e cultural.