Apresentação da aula


Como encarar os problemas ambientais globais?


 semana 4


A poluição do meio ambiente não é um fato recente. Por outro lado, o acelerado aumento populacional e a crescente demanda por recursos naturais potencializaram a poluição causada pelas ações do homem. Superamos a barreira do local e atingimos a dimensão global! A globalização dos problemas ambientais antecede a globalização das comunicações, dos mercados, das economias e das culturas. Fenômenos como a degradação da camada de ozônio, o aquecimento global e a poluição da água não respeitam as fronteiras geopolíticas. Mesmo que sejam causados por outros, todos nós seremos obrigados a arcar com as consequências.

O enfrentamento dos problemas ambientais globais requer ações coordenadas. Esforços mediados por órgãos internacionais como a ONU vêm ocorrendo nas últimas décadas, mas os resultados concretos ainda são pouco expressivos. Neste encontro, você vai encontrar informações relacionadas às mudanças climáticas e ao esforço mais recente que foi promovido para tentar discuti-lo em âmbito internacional. A COP 15 ocorreu em Copenhague, no final de 2009, e reuniu líderes de todos os países. Os objetivos dessa reunião e os resultados obtidos serão discutidos a partir de agora.

Vale a pena deixar duas perguntas para você refletir durante as atividades propostas: qual o papel do ensino de ciências em tornar os cidadãos capazes de compreender melhor fenômenos como o aquecimento global? Será que um melhor entendimento sobre como nós afetamos o meio ambiente ajudaria a enfrentar os complexos problemas ambientais que deverão ser solucionados durante o século XXI?