[Atividade] - Sequência didática


SD

Nesta semana, iniciaremos uma atividade muito importante em nosso curso de Especialização em Ensino de Ciências (EEC). A atividade de elaboração de Sequência Didática (SD) que vai permear todo o módulo e também todo o curso. Por meio da elaboração de SD, você poderá relacionar os conteúdos e teorias abordados nas disciplinas e a sua prática profissional em sala de aula. As SD também são elemento de investigação, pois será foco de pesquisa na elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Assim, destacamos a relevância dessa atividade e pedimos especial atenção às diretrizes e prazos para sua consecução.

Elaboração da SD em Etapas

A elaboração de SD será dividida em quatro etapas. Tal divisão do trabalho é proposta com o objetivo de promover situações que possibilitem a avaliação do próprio trabalho e também a reelaboração das propostas no sentido de aprimorar as SD em construção. Em cada uma das etapas serão desenvolvidos alguns elementos da SD e será também possível editar os itens anteriores. Veja a seguir o cronograma proposto:

Primeira Etapa: Semana 3

Nesta primeira etapa, serão elaborados os seguintes elementos: Título; Público Avo; Problematização e Objetivos Gerais.

Segunda Etapa: Semana 5

Além de poder editar os itens da primeira etapa, você irá inserir os itens Objetivos Específicos e Conteúdos

Terceira Etapa: Semanas 8 e 9

Todos os elementos estarão editáveis e os novos elementos inseridos nessa etapa serão:  Dinâmica; Avaliação; Referencial Bibliográfico e Bibliografia Consultada. Essa etapa contará ainda com um fórum de discussão em grupos.  A intenção do Fórum é trocar idéias, discutir e refletir sobre as SD produzidas e também sobre a elaboração e aplicação de SD no Ensino de Ciências.

Etapa Final: Semana 10

Nela, você poderá revisar sua SD e deverá entregá-la em sua versão final.

No enunciado de cada uma das etapas serão apresentados breves comentários sobre cada um desses elementos. Nos intervalos das etapas de elaboração haverá espaços para discussão individual com o tutor. Esses momentos possuem importância central, pois é principalmente através dessa troca que as SD podem ser aperfeiçoadas.

Atividade de elaboração de SD no Curso de EEC

Em cada um dos módulos será elaborada, em etapas, uma Sequência Didática sobre os temas desenvolvidos nas disciplinas. Sempre que possível, é desejável promover a integração de temas e conteúdos das disciplinas, seja por meio da combinação de atividades distintas em uma aula, ou pela integração em uma mesma atividade. Essas SD devem, por sua vez, estar também relacionadas com Proposta Curricular da SEE-SP para disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II.

 

Contando com sua experiência profissional e prática de sala de aula, elaboramos um instrumento para registro das SD no sentido de viabilizar não apenas o registro, mas também sua aplicação em situações reais de ensino. Nesse sentido, estimulamos a criação de SD originais e de qualidade, que possam vir a ser não apenas objeto de avaliação no Curso de EEC, mas também meio para promover a troca de experiência sobre a organização do ensino. Assim, nossa expectativa é que essa atividade venha a contribuir para o aperfeiçoamento da nossa prática docente.

[Atividade] - Para darmos início à atividade, clique aqui.

Bom Trabalho a Todos!