Apresentação da disciplina


Por que a disciplina é importante?


evolucao


A sociedade do século XXI pode ser considerada como o resultado de transformações que se iniciaram com a revolução industrial. Com o passar do tempo, a velocidade dessas transformações aumentou e fez surgir uma sociedade diferente daquela que existia há algumas décadas. Além do avanço tecnológico e da globalização, os desafios ambientais são novos aspectos que redesenham as relações entre o meio ambiente e a sociedade.

Contrastando com as pronunciadas mudanças sociais, a escola pouco mudou. Ainda hoje prevalece a educação da sociedade industrial na maioria das escolas. A escola se parece muito com a fábrica da sociedade industrial, visto que suas salas são iguais, os professores têm uma fala de preferência padronizada, e a expectativa é a de que os alunos respondam da mesma forma às mesmas perguntas. A padronização, uma das características mais marcantes da sociedade industrial, é o reflexo da necessidade objetiva de produzir, com menor esforço, uma quantidade de bens materiais que visa atender uma crescente massa de consumidores. Mesmo se caracterizando como uma atividade do terceiro setor, a escola também foi atingida pelo paradigma da padronização, como se um modelo único permitisse contemplar a diversidade de interesses e expectativas dos professores e dos alunos.

Os efeitos dessa padronização afetam o ensino de ciências, que é pouco estimulante para os alunos, impedindo que eles compreendam os aspectos mais interessantes da constante busca pelo conhecimento. As ciências da natureza são percebidas como um amontoado desconexo de leis e informações com pouco sentido prático. Além disso, a educação formal transmite uma visão distorcida da ciência, que aparece fragmentada, pronta e acabada para os estudantes.


sem1


Por outro lado, a elevada complexidade dos desafios a serem enfrentados, ao longo do século XXI, exigirá dos cidadãos a capacidade de articular o conhecimento científico-tecnológico em um todo coerente, para compreender de forma reflexiva e crítica o mundo em que vivemos. Em última análise, entender as novas relações entre o ambiente e a sociedade é fundamental para repensarmos o ensino de ciências que, por sua vez, é indispensável para o pleno exercício da cidadania.


Leituras para saber mais:

De Meis, L. (2002). Ciência, educação e o conflito humano-tecnológico. 2a ed. São Paulo: Senac. Krasilchik, M. (2000) Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, p. 85-93, 2000.

Menezes, L.C. de (2000). Ensinar ciências no próximo século. In: Hamburger, E. W.; Matos, C. O desafio de ensinar ciências no século XXI. São Paulo: Edusp. p. 48-54.