1. Seleção de grupo de medicamentos para o controle da dor

Considere o caso abaixo:

“Homem de 75 anos, há 2 semanas com quadro de dor lombar de forte intensidade associada a queimação da face lateral da coxa direita, face medial da panturrilha direita e face medial do pé direito, acometendo o hálux direito. Refere que além da dor, notou perda de força da perna direita, com dificuldade para andar”. Trabalhe com a hipótese de hérnia discal L4-L5 e considere que o tratamento será clínico.

  

Vamos trabalhar inicialmente com a escolha de grupos de medicamentos para o controle da dor. O paciente acima apresenta um quadro de dor neuropática de forte intensidade. Qual medicamento deveríamos prescrever? Considere ainda que o paciente é idoso e pode apresentar outras doenças associadas ou ainda utilizar outros medicamentos. Assim, vamos relembrar os passos para a escolha do tratamento racional para este paciente:

 

Passo 1: Definir o problema do paciente

Passo 2: Especificar o objetivo terapêutico

Passo 3: Escolher o tratamento P

Passo 4: Iniciar o tratamento

Passo 5: Fornecer informações, instruções e recomendações

Passo 6: Monitorizar (e/ou interromper) o tratamento

 

O passo 1 corresponde ao diagnóstico, que para o nosso caso já está esclarecido. O objetivo terapêutico neste caso é controlar a dor, de forma a reestabelecer a qualidade de vida do paciente. Reveja o conceito de objetivo terapêutico no módulo 1. O passo 3 será a nossa tarefa atual. Para iniciar, precisamos estabelecer quais grupos de medicamentos são eficazes para o tratamento da dor. Esta informação pode ser obtida por meio da compreensão dos aspectos fisiopatológicos da doença ou por guias ou diretrizes publicadas na literatura, baseadas em evidências, conforme já estudamos no módulo 1. Vá ao link 2.1 [dor1.pdf] e observe as informações sobre fisiopatologia da dor e grupos de medicamentos utilizados no seu controle. A seguir, procure preencher a tabela 2.1 com as informações contidas no texto. Observe que a eficácia do tratamento medicamentoso depende da intensidade da dor. No texto fornecido há exemplos de como esta avaliação clínica pode ser realizada. Procure classificar na tabela a eficácia dos grupos de medicamentos, atribuindo nota de uma a quatro cruzes (+ = menor eficácia; ++++ = eficácia máxima). Procure informações de eficácia para cada grupo, utilizando as ferramentas de busca discutidas no módulo 1. Ao final do exercício, cite a fonte bibliográfica que você utilizou. Lembramos que esta atividade será utilizada para a sua avaliação.

 

Tabela 2.1 - Avaliação de eficácia dos grupos de medicamentos P para o controle da dor.

 

Eficácia no controle da dor de acordo com a intensidade (de + a ++++)

Grupos de medicamentos

fraca

moderada

intensa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte informação:

A próxima tarefa será classificar os grupos de acordo com a segurança. Neste momento, vamos utilizar a mesma estratégia que aplicamos na classificação da eficácia. Em caso de dúvidas, retorne ao módulo 1 e reveja os mecanismos de busca de segurança. Preencha a tabela 2.2, atribuindo nota de uma a quatro cruzes (+ = menor segurança; ++++ = maior segurança). Considere neste momento buscar informações sobre os principais efeitos colaterais, perfil de interações medicamentosas, contraindicações e restrições de uso para pacientes especiais (idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças graves).

Tabela 2.2 - Avaliação de segurança dos grupos de medicamentos P para o controle da dor.

 

Segurança dos medicamentos usados no controle da dor (de + a ++++)

Grupos de medicamentos

Restrição em doenças associadas

Efeitos colaterais

Perfil interação

Contraindicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte informação:

As informações sobre os grupos de medicamentos, selecionados de acordo com o entendimento fisiopatológico da dor e por critérios de eficácia e segurança, serão fundamentais para prosseguir para o próximo módulo. Aproveite o fórum para esclarecer suas dúvidas. A avaliação do módulo será composta pela nota das atividades acima (50%) e pela resposta dos testes de avaliação do módulo 2. Parabéns, você finalizou o módulo 2.