1. fundamental

Como bibliografia básica para as aulas, temos 4 sugestões:

- Tipler Física volume 2

- Fundamentos da Física (Halliday, Resnick e Walker), vol.4

- Física 4, (resnick, Halliday e Krane)

- Curso de Física Básica, Moisés Nussensveig, vol. 4

tipler 

Você procura o sumário do livro no tema de cada aula. Por exemplo, a aula 2 tratou de reflexão em espelhos planos. Na edição que está em minhas mãos, do Tipler, isso estaria na página 878; no Fundamentos, seria na página 31 e no Halliday seria na página 18. 

Qual a diferença entre os livros?

O conteúdo é parecido (embora não igual). A abordagem é um pouco diferente.

O Tipler e o Fundamentos tratam do assunto de uma maneira introdutória, aliando a explicação e a formulação matemática a alguns exemplos, aplicações e curiosidades. Por isso, são bons livros para o aluno iniciante, pois a cada curiosidade ou aplicação, ele revê o conceito e o vê em uso. Os exercícios são bem palatáveis e há respostas para os ímpares, o que auxilia a autoavaliação do aprendizado.


hallidayO física 4 - Halliday traz o mesmo conteúdo, mas de uma forma mais sucinta (sem tantos exemplos, curiosidades ou aplicações). Os exercícios ímpares também têm respostas.

moisésO Moisés é um livro um pouco mais aprofundado. A formalização matemática é maior e as discussões conceituais também são mais elaboradas. Há curiosidades e aplicações, mas não em "boxes" separados do texto. Há também inserções de história - de como tal conceito foi construído - o que pode ajudar na compreensão do conceito. Alguns dos problemas têm respostas ao final (não necessariamente os ímpares).





Para preparar as aulas, eu consulto todos eles - isso porque sempre há algo em um que não há em outro, e ter essa possibilidade de escolha é bom para o professor. Mas exatamente, a partir dessa consulta, eu faço uma escolha, porque não cabe tudo na aula. Então, sempre você vai encontrar algo muito legal sobre o qual não falamos. De modo geral, não encontro um único livro que traga TUDO, e explicado da forma mais adequada. O Moisés encontrava, porque o livro foi ele que fez. O Halliday encontrava, porque ele que fez o livro. Como eu não tenho um livro, as minhas escolhas não encontram reflexão total em uma única obra. E é assim mesmo. O ensino é uma atividade com um grau de subjetividade.

Para você estudar, você vai descobrir também que achou esse conteúdo mais bem explicado nesse livro, e aquele outro conteúdo está melhor no outro livro. 

"Ah, mas aqui eu não tenho esses, mas tenho o Serway, ou o Frejlich..." Ué, use! Claro que eu indiquei alguns livros como opções mais óbvias, mas há outros igualmente bons. Ou até melhores. Veja se o livro que você tem à mão te atende, se as explicações são compreensíveis. Sendo um livro indicado para o ensino superior, ele não vai falar besteira. O que não pode é substituir o livro pela internet. A internet é ótima, mas também é perigosa. Use-a aliada a um livro.