12. Para aula 16 (15.12)

Antes da aula:

1)- Calcule a massa da Galáxia. Analise os resultados.

2)- Calcule a massa do centro galáctico (dica: use o período de alguma estrela com órbita pequena em torno do centro). O centro da nossa Galáxia fica na constelação de Sagittarius. Não é possível vê-lo - em vez disso, a região aparece no nosso céu como um grande borrão escuro. As estrelas que giram próximas ao centro da Galáxia não podem ser observadas na faixa visível do espectro, mas podem ser observadas em outras faixas eletromagnéticas não visíveis (especialmente na faixa de IV e rádio). Se quiser simular uma observação da região central da Galáxia, utilize um programa de simulação do céu, tal como o Stellarium. Procure a constelação de Sagittarius. Observe uma grande região escura nessa constelação, na faixa da Via Láctea. Procure por Sagittarius-A (que é o local do centro galáctico). 


Durante a aula:
- dúvidas sobre a lista 3
- algumas anomalias gravitacionais atuais: a matéria escura
- A superação da mecânica newtoniana no século XX


Após a aula:

1- Como se calcula a velocidade de órbita de um satélite? Digamos, quero por um satélite a 10 mil km da superfície, que velocidade mínima eu tenho que dar a ele para que fique em órbita? O que acontece se a velocidade for inferior à que você calculou? E se for maior?

2- A matéria escura é uma matéria de fato? De onde vem sua proposição? Explique por que se diz que a matéria escura é uma teoria ad-hoc.