Concepções científicas: em busca de definições

Em busca de definições

Figura 2 - semana 1

Os resultados encontrados pela pesquisa de Coutinho, Mortimer e El-Hani com alunos de graduação em Ciências Biológicas são semelhantes aos de outros estudos que buscam entender como alunos do ensinos fundamental e médio interpretam o conceito de vida. Entre os estudantes da escola básica, também encontramos diferentes zonas do perfil conceitual, sendo que as zonas mais voltadas às concepções científicas aparecem em frequência baixa. Sugerem esses investigadores em Ensino de Ciências que usemos estratégias pedagógicas diferenciadas para cada zona do perfil de vida, buscando diminuir a incidência de concepções não-científicas no domínio de aplicação do discurso científico.

No encontro da Sociedade Internacional para o Estudo das Origens da Vida (International Society for the Study of the Origins of Life/ISSOL), em 2002, em Oaxaca (México), foi pedido a cada um de seus membros que fornecesse sua própria definição. Foram encontradas 78 respostas diferentes! Mas o que se quer dizer então com a expressão “concepções científicas de vida”? Se entre os cientistas existe uma variedade tão grande de definições para o termo, podemos dizer que há uma “definição científica de vida”?

Se olharmos com maior atenção para esse rol de respostas fornecidas por esses cientistas, encontraremos pelo menos dois tipos de definição. Há definições que representam as ideias de determinado físico, químico, biólogo, geocientista ou outro especialista, em determinado contexto, conceituando a vida em um certo sentido. A maior parte é desse tipo.

Entretanto, há outras definições que têm uma abordagem mais teórica, que estipulam novos significados e não tentam abarcar os sentidos pessoais dados cotidianamente. Geralmente, apresentam uma estrutura do tipo: “por tal palavra, queremos dizer...”. Essas definições são importantes, pois facilitam a comunicação entre grupos que dividem um repertório comum e buscam deliberadamente atribuir um significado a um determinado termo.

Para discutir o fenômeno “vida”, consideraremos esse segundo tipo de definições. Mas vale ressaltar que as definições científicas de vida que iremos abordar na próxima aula não são trazidas com o intuito de fechar um conceito e rotulá-lo como uma “verdade científica”. Pelo contrário, discutiremos, na próxima aula, algumas interpretações de vida elaboradas por filósofos e cientistas, sabendo que estão abertas para novas reflexões e mudanças.