2.3. Etapa 3

Etapa 3

Coleta e Cultivo de Invertebrados de Água Doce - III

No laboratório:

Triagem

  1. Coloque cada amostra de água em recipientes devidamente etiquetados (cristalizadores ou cubas plásticas) e de capacidade compatível com o volume da amostra.
  2. Sempre que possível, deixe a amostra para decantar, à sombra, por cerca de 12 horas ou mais, antes de iniciar a observação de pequenas alíquotas para a observação e identificação dos organismos.
  3. Utilizando pipetas de calibre grosso (é possível regular o calibre das pipetas plásticas cortando-as em diferentes alturas para obter o calibre desejado), transfira alíquotas da amostra para uma placa de Petri limpa com um pouco de água; você pode também examinar o material ao microscópio colocando uma pequena gota de água com substrato sobre uma lâmina histológica e cobrindo a preparação com uma lamínula.
  4. Identifique os organismos (galeria de fotos/figuras; filme da Profª Sonia Lopes e colaboradores e literatura recomendada na bibliografia); e
  5. Liste as espécies encontradas e represente-as esquematicamente. Para isso, recomendamos que você faça um círculo em uma folha de papel branco utilizando um copo emborcado como molde; faça um desenho do animal que observa proporcional ao campo de visão, e anote ao lado do círculo o aumento em que foi executado (multiplique o aumento da ocular pelo da objetiva).

Figura 6: A: colocando alíquota da amostragem com auxílio de pipeta, lâmina e lamínula. B: microscópio óptico com câmara clara para fazer desenhos.
Fonte: Cortesia do Profº Carlos Eduardo Falavigna da Rocha.

Assista ao vídeo Profª Sônia Lopes e colaboradores sobre: Visualização da diversidade de organismos em corpos de água doce.

Se desejar fazer o download do video, clique aqui

Conheça a galeria de fotos de espécimes que podem ser encontrados em amostras de água doce. Clique em um número da tabela e visualize os organismos que estão devidamente identificados (gêneros em itálico e outras categorias taxonômicas em caixa alta).